MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

6 dicas sobre pneus agrícolas para tomar a melhor decisão na compra

Existe uma grande variedade de pneus no mercado e cada um é mais indicado para um tipo de solo e de atividade; confira

Da Redação

·
Imagem meramente ilustrativa
Icone Camera Foto por Pixabay
Imagem meramente ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2022, 16:08:52 Editado em 26.07.2022, 16:08:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O agronegócio é um dos setores conhecidos por ser base da economia brasileira, ele representa um importante percentual do PIB do país - cerca de 27,4%. Além disso, esse mercado é responsável por empregar milhões de brasileiros, desde as lavouras, passando pelo transporte até o supermercado. Dessa maneira, sua importância é inegável e tende a crescer cada vez mais, por isso, a indústria tem investido pesado em novas tecnologias e maneiras de otimizar todo esse processo.

continua após publicidade

Uma parte bastante importante desse mercado é a fabricação, venda e manutenção das máquinas agrícolas. Um objeto que nem sempre é lembrado, mas é essencial para o bom funcionamento e execução das atividades são os pneus. Existe uma grande variedade deles no mercado e cada um é mais indicado para um tipo de solo e de atividade. Para entender melhor sobre esse assunto, veja a seguir os melhores modelos de pneus Firestone e as melhores dicas para fazer uma compra mais assertiva, de acordo com a sua necessidade.

6 dicas sobre pneus agrícolas para tomar a melhor decisão na compra
Foto por Agrofy
continua após publicidade

A Firestone

Uma das marcas referência no mercado em qualidade, durabilidade e resistência, a Firestone pneus agrícolas é, sem dúvidas, a melhor opção de compra para as suas máquinas. Isso porque ela foi pioneira no mercado na fabricação de pneus agrícolas, em uma época onde a concorrência lutava para ganhar espaço no mercado de automóveis, ela já olhava mais para além. Ela foi a precursora no ramo de caminhões e mudou de forma permanente a indústria do transporte.


continua após publicidade

Dicas sobre pneus agrícolas

Veja a seguir algumas curiosidades e dicas que podem te ajudar tanto no momento de comprar quanto na hora de fazer a manutenção dos pneus das suas máquinas.


continua após publicidade

Alguns modelos usam água em seu interior

O principal motivo de alguns deles fazerem o uso de água é para dar mais peso às máquinas como os tratores e conseguir um melhor equilíbrio entre peso x potência. Esse processo tem como nome Lastro Líquido e tem como principal foco segurar a tração e ainda reduzir a patinagem o que, consequentemente, diminui o uso de combustível.

continua após publicidade


Versatilidade

Provavelmente você não estava esperando por essa característica, mas sim, eles são extremamente versáteis. Isso porque eles são os responsáveis por auxiliar os tratores a se adaptarem com relação a distância entre o centro das rodas (também chamado de bitola), o que possibilita o tráfego nas entrelinhas de diversas culturas e também o acoplamento de acessórios variados.


Tipos de pneus agrícolas

Existem cinco tipos de pneus principais, são eles: diagonais, radiais, alta flutuação, de implemento e florestais. Cada um deles é indicado para um tipo de solo e quantidade de trabalho diferentes. Os diagonais possuem uma maior resistência a impactos e uma maior elasticidade; os radiais são menos resistentes, mas possuem um maior rendimento por quilômetro;

Os pneus de alta flutuação são mais indicados para solos mais sensíveis, eles têm como objetivo não interferiram no crescimento das raízes; os de implemento são mais usados em vagões e rebocadores, pois possuem uma melhor dirigibilidade e, por fim, os florestais, são usados para transporte de madeiras, por exemplo, são reforçados para terem maior durabilidade e menos avarias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "6 dicas sobre pneus agrícolas para tomar a melhor decisão na compra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!