Secretário da Saúde diz que pode contratar até 600 leitos de UTI se for necessário
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Caso seja necessário no combate ao coronavírus, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o estado pode contratar até 600 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
O secretário apresentou detalhes do plano de contingência da covid-19 no estado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na terça-feira (24), quando anunciou que o estado tinha 70 casos confirmados da doença.
A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 10 mil pessoas sejam contaminadas com o vírus no Paraná, mas o secretário afirmou que o estado tem planos para um cenário mais grave, de até 30 mil casos no estado.
Segundo Beto Preto, o plano de contingência atualmente prevê três cenários:
*contratação de 200 novos leitos de UTIs e 300 leitos de enfermaria, caso a evolução do contágio aconteça conforme o previsto pelo Ministério da Saúde;
*contratação de 350 leitos de UTI e outros 500 leitos de enfermaria, em um cenário intermediário;
*contratação de 600 leitos de UTI, em um cenário extremo.
Inicialmente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) havia informado que previa a contratação de 300 leitos de UTI. De acordo com a Sesa, estes números podem ser revistos, de acordo com o avanço da covid-19 no estado. Beto Preto disse que os leitos contratados podem ficar à disposição do Estado em até 45 dias.
Segundo informações da secretária, atualmente existem cerca de 4 mil leitos à disposição em 61 hospitais no Paraná - nenhum deles sendo usado no momento para casos suspeitos de coronavírus.
De acordo com a secretaria, uma pessoa com coronavírus está em UTI, mas internada pela rede privada. Segundo Beto Preto, os registros de internações de pacientes com coronavírus variam de 14 a 21 dias.
Com informações G1 Paraná.
Últimas em Coronavírus
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline