Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Coronavírus

publicidade
CORONAVÍRUS

Governo usa aeronaves para agilizar exames da Covid-19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Governo usa aeronaves para agilizar exames da Covid-19
Autor Foto por Reprodução

O Governo do Paraná disponibilizou nesta terça-feira (24) suas aeronaves para a Secretaria de Estado da Saúde utilizar e agilizar a confirmação dos resultados de exame para coronavírus. O primeiro voo recolheu sete caixas de amostras em duas cidades do Interior: União da Vitória, na Região Sul, e em Cascavel, no Oeste. O material será analisado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba.

A estratégia busca dar mais rapidez na consolidação dos resultados, concentrando as ações nas pessoas infectadas pelo vírus. De acordo com a Secretaria da Saúde, a medida permite um melhor escalonamento de leitos de UTI’s e enfermarias, uso de aparelhos hospitalares, material e equipamento de proteção individual (EPI), evitando sobrecarga no Interior do Estado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Além disso, os doentes podem receber os cuidados mais rapidamente, como no caso de medidas para isolamento. “Essa é uma forma de regular melhor os leitos. Fizemos um levantamento dos possíveis novos leitos para que não faltem espaços adequados para os paranaenses”, avaliou o secretário da Saúde, Beto Preto.

OPERAÇÃO – A ação logística é coordenada pela Casa Militar do Governo do Estado. A coleta dos exames, explicou o capitão Ricardo Hoffmann, coordenador da operação, será feita diariamente em nove aeroportos, com cobertura em 22 Regionais de Saúde do Estado. A intenção é que as amostras estejam no Lacen até as 11 horas para que o resultado saia diariamente às 18 horas.

“Concentramos os exames em cidades-polo para ganhar tempo. As Regionais de Cianorte e Campo Mourão, por exemplo, levam as amostras até Maringá para nós recolhermos”, explicou o capitão.

publicidade

AMPLIAÇÃO – O Laboratório Central do Estado informou, ainda, que incluiu o exame para o novo coronavírus na Pesquisa de Vírus Respiratórios. Agora serão pesquisados 21 vírus de uma só vez. Até a semana passada as amostras passavam por um exame de 20 vírus e caso nenhum fosse detectado, seguia então para o teste específico de coronavírus.

Além desta alteração, o Lacen aumentará a quantidade de exames realizados por dia, considerando que haverá mais insumos para o laboratório. O local tem alta capacidade de processamento.

Dessa maneira, com mais insumos, mais agilidade no transporte, a tendência é que possam ser identificados os pacientes que estão com Covid-19 e adotar medidas de contenção localmente, de forma ainda mais rápida.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Coronavírus

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline