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Estudantes de Medicina começam a atuar na Ouvidoria do SUS

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Estudantes de Medicina começam a atuar na Ouvidoria do SUS
Autor Foto por Reprodução

A Ouvidoria Geral de Saúde do Paraná recebeu os estudantes que vão atuar na recém-criada Central de Atendimento Avançado para Enfrentamento do Coronavírus – Covid-19. A Central atende a uma necessidade de separar os atendimentos que são exclusivos da doença.

Após a divulgação dos primeiros casos confirmados de pacientes infectados, a Ouvidoria iniciou o atendimento à população para orientação e esclarecimento de dúvidas. “Como aumentou muito a procura para esclarecer dúvidas sobre a doença, identificamos a possibilidade de unir estudantes e população nesse momento de extrema preocupação e dúvidas”, disse o secretário Beto Preto.

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Entre os dias 13 e 23 foram realizados mais de 7 mil atendimentos. Grande parte referente à Covid-19. Quando as dúvidas aumentaram, a Ouvidoria ampliou o horário de atendimento não presencial para 24 horas por dia todos os dias da semana. Anteriormente o trabalho para atendimento ao público era restrito de segunda a sexta-feira entre 8h e 18h.

O ouvidor-geral do SUS no Paraná, Yohhan Souza, disse que há dez dias a Ouvidoria trabalha 24 horas sem parar. Desde então são registradas entre 650, 700 manifestações por dia. “O acumulado disso, cerca de 7 mil, é o volume que alcançaríamos em três ou quatro meses de trabalho antes da demanda gerada pelo coronavírus”.

Os 30 alunos iniciarão os atendimentos na Central de Atendimento Avançado nesta quarta-feira (25) em regime de escala a cada 6 horas. “O secretário entendeu que colocando alunos de Medicina traria uma tranquilidade maior para a população. Nosso objetivo é acabar com o pânico da população, tranquilizar para que as pessoas fiquem nas suas casas quando possível e, assim, não lotem as unidades de pronto-atendimento sem a necessidade real”, reforça Yohhan.

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MANIFESTAÇÕES – A rotina da Ouvidora está mantida, dessa forma a manifestação que não é relacionadas à Covid-19 (como elogio, sugestão, solicitação, reclamação e denúncia) de todos os assuntos relacionados ao Sistema Único de Saúde no Paraná segue o fluxo normal. A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná foi criada em 2012 e registra cerca de 120 mil manifestações nos oito anos de funcionamento.

ALUNOS - Os estudantes de diversas instituições foram selecionados a partir de Chamamento Emergencial para Enfrentamento do Coronavírus.

A seleção foi feita em parceria com a Escola de Saúde Pública e Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha. Como a procura foi grande, o edital foi fechado. A Escola informa que estão cadastrados 595 estudantes e que, quando necessário, mais alunos desta lista serão chamados.

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Os contatos da Ouvidoria Geral do SUS no Paraná são 0800 644 4414, ou WhatsApp 41 3330 4414, ou celular 41 99117 3500. O serviço está disponível 24horas por dia, todos os dias da semana.

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