Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Classifcar

publicidade
NOVIDADE

Mini Coutryman JCW tem cara de SUV, viés esportivo, motor de 306 cv e tração 4x4

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Mini Coutryman JCW tem cara de SUV, viés esportivo, motor de 306 cv e tração 4x4
Autor Foto por Reprodução

Publicado em 1886, O Médico e o Monstro, livro escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson, conta a história do dr. Henry Jekyll, que tem a capacidade de se transformar no malvado Edward Hyde. No mundo dos carros, o também britânico Mini Countryman JCW pode ser descrito como a personificação automotiva do protagonista da novela gótica por encarnar varias personalidades em um único corpo. O SUV é, ao mesmo tempo, compacto e amplo, confortável e esportivo, ágil no asfalto e dotado de virtudes para encarar piso ruim, com suspensão elevada e tração 4x4.

Com preço sugerido no Brasil a partir de R$ 289.990, o modelo tem motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina que gera potência de 306 cv e torque máximo de 45,8 mkgf. O câmbio é automático de oito velocidades. Há opção de trocas manuais na alavanca e por meio de hastes atrás do volante.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Outra faceta dessa versão é a vocação para acelerar. A sigla JCW, de John Cooper Works (Cooper preparava os primeiros carros de competição da marca), é garantia de que o SUV é pensado também para as pistas. Isso se faz presente no controle de largada, por exemplo.Graças ao sistema, que permite arrancar quando todo o vigor do motor está disponível, o Mini Countryman JCW, que pesa cerca de 1.600 kg, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. De acordo com informações da marca, o motorista/piloto pode acionar esse recurso cerca de 100 vezes antes de levar o carro para a revisão.

Como a carroceria é alta (tem 1,56 metro, ante 1,43 m dos outros Mini), os mais experientes poderão tentar fazer o carro escorregar em curvas fechadas. Isso se as suspensões independentes nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multibraço na traseira) permitirem.Contribuem com a boa estabilidade a direção com assistência eletro-hidráulica. Assim como as rodas de liga de 18 polegadas e os pneus 225/45.

Como o torque máximo surge a partir das 1.750 rpm e o câmbio estica bem as marchas altas, basta pisar forte no acelerador para o carrinho disparar. Há três opções de modos de condução: Green, Mid e Sport.

publicidade

O primeiro, focado no gasto de gasolina, faz mais sentido para uso nas cidades. O Mid, como o próprio nome entrega, mistura o Green com algum nível de prazer ao volante. Já o Sport, meus amigos, esse sim é para quem gosta de dirigir.

Ao ser acionado, a eletrônica deixa o carro mais permissivo. As marchas são "encurtadas", as respostas da direção ficam mais diretas e o ronco do motor ganha um quê de atrevimento. E se você curte uma estradinha de terra, não se aflija.

Com 16,5 cm, a distância livre do solo é quase 2 cm maior que a dos Mini convencionais. É claro que o Countryman JCW não é um carro off-road, mas encara sem medo aquele trecho entre o asfalto e a porta do sítio. E a tração 4x4 por demanda garante passagem livre sobre grama molhada, poças e alguma lama.

publicidade

Tudo isso é acompanhado de conforto e uma boa dose de requinte. Os bancos são de couro, o ar-condicionado de duas zonas de atuação tem regulagem digital e a tela de 8,8 polegadas do sistema multimídia conta com vários modos de exibição.

O dispositivo, aliás, é compatível com Apple CarPlay. E o sistema de som da marca Harman-Kardon tem 12 alto-falantes. Entre outros destaques há retrovisor interno eletrocrômico e teto solar panorâmico.

Boas soluções tecnológicas também são o head up display e os faróis de LEDs. Ainda assim, o Mini tem sistemas, digamos, mais "raiz", como o ajuste manual dos bancos por alavancas.

publicidade

E se você tem família, o Countryman cuidará bem dela. A cabine leva cinco pessoas com relativo conforto e a capacidade do porta-malas é de 450 litros.

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido: R$ 289.990

publicidade

Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gas.

Potência (cv): 306 a 5.000 rpm

Torque (mkgf): 45,8 a 1.750 rpm

publicidade

Câmbio: Automático, 8 m.

Comprimento: 4,3 metros

Altura: 1,56 metro

publicidade

Porta-malas: 450 litros

Fonte: Mini

PRÓS E CONTRAS

publicidade

PRÓS - VERSATILIDADE

Britânico agradará tanto os que gostam de acelerar quanto aqueles que preferem passeios na terra.

CONTRAS - PREÇO

Com o valor do Mini, dá para comprar um

Tiguan 2.0 350, versão de topo VW, e um Chevrolet Onix.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Classifcar

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline