Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Classifcar

publicidade
SEGURANÇA E SOFISTICAÇÃO

Audi Q3 e Volvo Xc40 medem forças

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Audi Q3 e Volvo Xc40 medem forças
Autor Foto por Reprodução

Um vem da Bélgica. O outro, da Hungria.O primeiro tem controle de velocidade adaptativo, sistema capaz de manter a distância do veículo da frente de forma automática, sem intervenção do motorista. O segundo traz auxiliar de estacionamento, que "escolhe" a vaga e esterça o volante sozinho. Os dois são os menores utilitários-esportivos de suas marcas no Brasil, mas têm muitos trunfos. Estamos falando do Volvo XC40, vendido no País há dois anos, e da segunda geração do Audi Q3, que acaba de desembarcar e substitui o modelo que era feito no Paraná. Neste comparativo, ambos travam uma batalha recheada de tecnologia.

O belga XC40 comparece na versão T4 Inscription, tabelada a R$ 219.950 e com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv. O húngaro Q3 vem na configuração Black que, por R$ 215.990, traz propulsor 1 4 turbo, também a gasolina, de 150 cv.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Por causa da potência menor, o Q3 larga em posição de desvantagem nesta contenda. Como era de se esperar, por causa do 1.4 (que não é mais flexível, como no carro nacional), o Audi é mais lento nas acelerações e retomadas de velocidade.

O SUV dá uma titubeada nas saídas e precisa de algum tempo para recuperar o ânimo. Com 40 cv a mais, o XC40 está sempre disposto.

A sensação é comprovada pelos números: a marca sueca informa que o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega a 210 km/h. O SUV da alemã vai de 0 a 100 km/h em 9,3 s e alcança os 207 km/h.

publicidade

Colabora para o bom resultado do XC 40 o câmbio com duas marchas a mais: são oito contra as seis do automatizado de dupla embreagem do Q3. Mas só o Audi tem borboletas no volante para trocas manuais. Para compensar, no Volvo a manopla de câmbio é de cristal, detalhe que reforça o requinte do acabamento. Nos dois a tração é dianteira.

MAIS DURO

O maior prazer entregue pelo motor mais arisco do XC40 é cobrado pela suspensão bem firme, que deixa o rodar bem mais duro que o do Q3. Isso causa um certo desconforto a bordo. Imperfeições de piso que mal são sentidas ao volante do Audi incomodam bastante no Volvo. E nem dá para culpar as rodas grandes ou os pneus de perfil baixo. Os dois usam a mesma medida: rodas de 19 polegadas (na versão Black do Q3) e pneus 235/50.

publicidade

Embora os dois sejam compactos, quando colocados lado a lado o XC40 revela-se um pouco mais imponente. O Volvo tem linha de cintura mais alta.

Com 1,65 metro, o XC40 é 3 cm mais alto que o Q3. No comprimento, o SUV da Audi leva a melhor por 6 cm (tem 4,48 m, ante 4,42 m do Volvo). Mas na distância entre os eixos (que se reflete em espaço interno), o XC40 é 2 cm maior: tem 2,7 metros, contra os 2,68 m do Q3.

PRÓS E CONTRAS

publicidade

AUDI Q3

PRÓS - CONFORTO

Suspensão absorve imperfeições do piso e modelo vem com sistema auxiliar de estacionamento.

publicidade

CONTRAS - DESEMPENHO

O motor 1.4 de 150 cv e 25,5 mkgf de torque não dá o ânimo que o cliente costuma esperar de um Audi.VOLVO XC40

PRÓS - TECNOLOGIA

publicidade

Controle adaptativo de velocidade e de permanência em faixa com ajuste automático são de série.

CONTRAS - CONFORTO

A suspensão firme e as rodas de liga leve de 19" garantem estabilidade, mas deixam SUV muito duro.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Classifcar

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline