Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Brasil

publicidade
ATAQUE

Site do Ministério da Saúde é alvo de hackers

Plataformas como Conecte SUS, DataSUS e Painel Coronavírus foram atingidas nesta sexta (10)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Site do Ministério da Saúde é alvo de hackers
AutorFoto: Divulgação/Ministério da Saúde

O site do Ministério da Saúde foi invadido na madrugada desta sexta-feira (10) e saiu do ar.

Plataformas como DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ao tentar acessar o portal, os usuários encontraram o recado: "Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos." A mensagem, ao final da madrugada, ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.

No topo da página, há um aviso de "ransomware" (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio. Além disso, os responsáveis pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, "caso queiram o retorno dos dados".

Geralmente quando isso acontece, o pedido de "resgate" para restabelecimento do acesso é feito em criptomoedas (moeda virtual).

publicidade

Nas redes sociais, há diversos relatos de pessoas preocupadas com o desaparecimento de seus dados no Conecte SUS. Ao tentar logar no aplicativo, usuários se deparavam com uma mensagem de erro e não conseguiam acessar os dados de vacinação da covid-19, já que a plataforma é responsável por emitir o certificado de imunização. Atualmente, o documento é exigido para ter acesso a diversos lugares pelo Brasil, como shows, jogos de futebol e restaurantes, além de ser obrigatória para viagens ao exterior.

Até o momento, não há informações sobre como o ataque foi realizado. O Ministério da Saúde também ainda não se pronunciou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Brasil

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline