Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
AGORA VAI

Viapar diz na Justiça que aceita fazer obras do contorno de Arapongas

Execução das obras pode por fim a uma polêmica que se arrasta há mais de quatro anos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Viapar diz na Justiça que aceita fazer obras do contorno de Arapongas
AutorNa última sexta-feira (24), Rafael Cita participou de uma audiência conciliatória da Primeira Vara Federal de Curitiba com a Advocacia Geral da União, a Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público Federal e Viapar - Foto: Divulgação

A Concessionária Viapar manifestou-se nesta terça-feira (28), em ação judicial, concordando em executar as obras do contorno viário de Arapongas (PR), o que pode por fim a uma polêmica que se arrasta há mais de quatro anos. “A Viapar se compromete a dar início à obra do Contorno de Arapongas antes do término da discussão dos haveres e deveres, procedendo imediatamente aos trâmites necessários para a sua realização”, afirma a concessionária.

📰 LEIA MAIS: Temporal causa estragos e falta de luz em Apucarana e região

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Pela primeira vez, eu vejo com otimismo a possibilidade de termos um fim nessa novela estressante para todos os envolvidos, principalmente para os usuários que pagaram pedágio por mais de 20 anos e não viram a obra sair do papel, conforme foi previsto em contrato”, afirma o prefeito de Arapongas, Rafael Cita.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

Na última sexta-feira (24), Rafael Cita participou de uma audiência conciliatória da Primeira Vara Federal de Curitiba com a Advocacia Geral da União, a Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público Federal e Viapar.

publicidade

“Durante a audiência, o juiz deu prazo até hoje, terça-feira, para que a Viapar se manifestasse de forma clara e objetiva: se vai ou não fazer a obra contorno. A concessionária sabe que, se não fizer a obra, só de multa o valor será de R$ 120 milhões, isso fora a indenização pela obra não feita”, afirma o prefeito.

Em maio, o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), já havia determinado que as obras do contorno viário de Arapongas, que vai retirar o tráfego da Avenida Maracanã, fossem iniciadas no prazo máximo de 90 dias. A obra a ser executada pela concessionária Viapar foi alvo de atraso injustificado, o que motivou a intervenção judicial.

O desembargador ressaltou que a demora no início dos trabalhos impacta diretamente o interesse público, uma vez que a Avenida Maracanã é um dos principais eixos de tráfego da cidade, com fluxo intenso de veículos leves e pesados. Todos os argumentos da Viapar para justificar o atraso da obra, como o que que a indenização das áreas desapropriadas deveria ter sido feita pelo Estado, foram refutadas pelo desembargador.

publicidade

Na decisão, o magistrado frisou que o contorno é uma medida compensatória assumida pela concessionária e já prevista contratualmente. No ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a cobrança de uma multa da Viapar em valor suficiente para a execução da obra.

Com extensão de 10 quilômetros, o projeto do contorno viário inclui pistas duplas e acostamento em toda extensão, tendo início na BR-369, KM180+000 (praça de Pedágio) e fim na BR-369, KM189+000 (início da duplicação), contemplando seis viadutos.

Tanto o prefeito Rafael Cita quanto o ex-prefeito Sérgio Onofre, que atualmente exerce o cargo de superintendente de Apoio aos Municípios, cargo ligado à Casa Civil do Governo do Estado, estavam satisfeitos com a manifestação da Viapar. Sérgio Onofre, enquanto prefeito, também participou de várias audiências com o objetivo de tirar do papel a obra do contorno viário.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline