MAIS LIDAS
VER TODOS

Arapongas

V Encontro Municipal reforça debate sobre saúde da população negra

Neste domingo (29), Arapongas realizou o V Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – Vida longa com saúde e sem racismo de Arapongas. Promovido pelas entidades Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Inte

Da Redação

·
V Encontro Municipal reforça debate sobre saúde da população negra
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2020, 12:21:52 Editado em 30.11.2020, 12:22:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Neste domingo (29), Arapongas realizou o V Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – Vida longa com saúde e sem racismo de Arapongas. Promovido pelas entidades Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana, o evento que foi realizado virtualmente através de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=FV-B_ffknF4&feature=youtu.be), levantou questões e temas atuais pautadas na atenção à saúde pública da comunidade negra.

continua após publicidade

Com uma programação que iniciou às 07h00 e seguiu até às 13h00, temas como: soberania alimentar e segurança nutricional; saúde da população negra no contexto da pandemia da Covid-19; doenças cardiovasculares na população negra e prevenção; perspectivas de imunização contra a Covid-19, entre outros temas foram debatidos com especialistas. Entre as participações estiveram presentes o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, o secretário de Saúde Moacir Paludetto Jr, secretário de Administração, Valdecir Scarcelli, e a médica hematologista do município, a médica Flávia Mantine.

A mediadora e uma das organizadoras do evento, Mãe Joilda, abriu o encontro agradecendo a participação dos envolvidos e enaltecendo a participação dos gestores da esfera municipal, estadual e federal. “ É um envolvimento importante de todas as partes. Nosso encontro já é tradição, e faz um recorte importante quanto à saúde da população negra. Nossos esforços e lutas são diários para que os negros sempre tenham o devido acesso à uma vida digna, e com saúde”, disse. Conforme o prefeito, a discussão e ações em benefício à saúde devem ser prioridade. “ O caminho é esse. Sociedade junto com poder público levantando questões importantes para a saúde da população. Em especial, nesse quinto encontro tratamos de temas específicos voltados para a população negra, juntamente com a Mãe Joilda, forte nome do movimento negro em Arapongas. São parcerias importantes que fortalecem os vínculos na área. Parabenizo mais uma vez a grande iniciativa”, disse Onofre.

continua após publicidade

Durante a palestra, o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, também enfatizou a importância dos temas abordados, e a relevância nos tempos de atuais. “ É um privilégio novamente participar desse momento. As discussões sobre a saúde devem ser constantes. Neste ano temos enfrentado uma pandemia, e estarmos unidos levantando questões em favorecimento da população é de extrema importância. Esse encontro que trata especificamente da Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra tem grande força na região, e conta com a forte liderança da Mãe Joilda e das entidades de matriz africana e afro-brasileira do município fazendo essa grande integração entre o setor público. É um trabalho de gestão com os movimentos sociais que representam a saúde da população negra”, enfatizou.

Ainda de acordo com Paludetto Jr, nas últimas quatro edições do evento, o município participou ativamente. O V Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra de Arapongas contou com o apoio SUS – Sistema Único de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Coordenação Estadual DST/AIDS, Honpar; Rede Mulheres Negras PR, AFALP, Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e saúde, Cetec Cartuchos, Aratintas, Escritório Hércules e Projeto Oridé.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "V Encontro Municipal reforça debate sobre saúde da população negra"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!