MAIS LIDAS
VER TODOS

TRÂNSITO

Uso de celular ao volante rende quatro multas por dia em Arapongas

Esse tipo de infração é a mais cometida na cidade, com mais de 1,4 mil no ano passado

Da Redação

·
Celular rendeu quase 4 multas por dia em Arapongas em 2022
Icone Camera Foto por Freepick
Celular rendeu quase 4 multas por dia em Arapongas em 2022
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2023, 18:55:49 Editado em 29.05.2023, 18:56:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dirigir utilizando, manuseando ou segurando o celular é o tipo de infração de trânsito mais cometida em Arapongas, no norte do Paraná. No ano passado, foram 1.447 multas aplicadas - o equivalente a quatro por dia em média - contra condutores flagrados nesse tipo de situação que coloca em risco a vida de todos os usuários.

continua após publicidade

Os dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) correspondem a 16,37 % do total de infrações registradas no acumulado de 2022 quando houve 8.836 registros. Segundo o secretário da pasta, Paulo Sergio Argati, a segunda infração mais cometida é estacionar em local proibido pela sinalização (1.233) e fazer conversão em local proibido (992).

- LEIA MAIS: Arapongas recebe Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública

continua após publicidade

Secretário da pasta, Paulo Sergio Argati, acredita que as infrações de trânsito ocorram por uma falha na conduta dos motoristas que insistem em desrespeitar as leis de trânsito. "A cultura do cidadão está a quem, por isso estamos investindo nas nossas crianças, pois elas serão os cidadãos que vão dirigir no futuro", diz o secretário ressaltando os trabalhos desenvolvidos na Escolinha de Trânsito, que funciona em parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Sestran, simula uma “minicidade”, com ruas, semáforos e sinalização.

A escolinha fica na sede da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Lá os estudantes têm à disposição carrinhos elétricos e bicicletas para aprender sobre as regras de trânsito, simulando situações como motoristas, pedestres, ciclistas e até pessoas com deficiência física. "A gente espera que com tempo o perfil dos condutores mude gradativamente", ressalta Argati.

NÚMERO INFRAÇÕES REGISTRA QUEDA

O número de infrações de trânsito caiu 71,5% no primeiro quadrimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Foram 3.769 multas no ano passado contra 1.072 neste ano. Conforme o secretário, o município conta com 82 agentes que fiscalizam a conduta dos motoristas no trânsito. "Tem que haver a educação, fiscalização e a punição. Se a pessoa erra a punição é salutar para não insistir no erro", comenta.

continua após publicidade

No último sábado (27), Arapongas encerrou a Campanha Maio Amarelo 2023 que neste ano trouxe o tema “No trânsito, escolha a vida” e realizou ações para chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes, mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Netse ano, a Sestran conseguiu atingir – de maneira direta – mais de 4 mil pessoas; através da distribuição de panfletos de orientações; pit stops; palestras e ações em educação de trânsito (incluindo as atividades na Escolinha de Trânsito – destinadas para os alunos da rede municipal.

"Que as pessoas se conscientizem que o trânsito ainda mata bastante, deixa sequelas. Que tenham mais educação e respeito pelo próximo", finaliza o secretário.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Uso de celular ao volante rende quatro multas por dia em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!