Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
CULTURA E LAZER

Turnê do Balé Teatro Guaíra leva dança contemporânea a Arapongas

A apresentação acontecerá no auditório do Cine Teatro Mauá em 8 de agosto

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Turnê do Balé Teatro Guaíra leva dança contemporânea a Arapongas
AutorOs eventos têm entrada gratuita - Foto: Hamilton Santos

Duas coreografias que exploram as tensões e transformações do mundo contemporâneo abrem a nova turnê estadual do Balé Teatro Guaíra (BTG), com início em Arapongas, no Norte do Estado, e Jacarezinho, no Norte Pioneiro. As obras “V.I.C.A.”, de Lili de Grammont, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira, foram apresentadas em Portugal no início do ano e agora, em agosto, voltam aos palcos paranaenses, propondo ao público uma experiência cênica que cruza dança, teatro e reflexão sobre os desafios do tempo presente.

Como parte dessa nova turnê, o BTG se apresentará no auditório do Cine Teatro Mauá, em Arapongas, em 8 de agosto. Em seguida, a programação segue para Jacarezinho, onde os espetáculos serão nos dias 21 e 22, no Teatro CAT. Em ambas as cidades, os eventos têm entrada gratuita e contam com ações de acessibilidade: tradução para Libras, audiodescrição e abafadores de ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: De vendedor a motorista: agosto começa com 20,8 mil vagas de emprego

A temporada no Interior do Paraná marca o início de uma nova fase para o Balé Teatro Guaíra em 2025. Segundo o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes, a circulação estadual é um dos pilares da instituição. “Tivemos um primeiro semestre maravilhoso de circulação fora do Paraná, e agora no segundo semestre as ações se concentram no Estado. Começamos com o mesmo programa apresentado em Portugal”, explica.

Para a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o impacto da apresentação das duas coreografias em Arapongas e Jacarezinho ultrapassa os limites do palco. “Levar arte de excelência a todos os cantos do Paraná é uma forma de fortalecer vínculos, estimular o pensamento crítico e valorizar a cultura como um direito de todos. ‘V.I.C.A.’ e ‘Castelo’ traduzem, com beleza e intensidade, os desafios, os sentimentos e as reconstruções que marcam o nosso tempo”, diz.

publicidade

Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, também destaca a importância de a companhia alcançar a população de cidades além da capital do Estado. “Queremos que a potência da dança contemporânea chegue a mais pessoas, provoque, emocione, transforme. Levar essas criações ao Paraná como um todo é parte do nosso compromisso com a democratização do acesso à arte”, afirma.

Luiz Fernando Bongiovanni, diretor da Companhia, destaca o orgulho de levar a outras cidades do Paraná obras que têm sido consagradas no Brasil e no Exterior. “Isso reforça o compromisso com o desenvolvimento dos trabalhos do Balé por todo o Estado”, afirma.

A apresentação de “V.I.C.A.” e “Castelo” em Arapongas encerra a programação do FESTAR: Som do Rouxinol, festival dedicado à valorização da música no município. Já Jacarezinho recebe o Balé na abertura do Festival EnCena 2025, reforçando o papel destas cidades como polos difusores de cultura e formação de público.

publicidade

A participação do BTG nos dois eventos é viabilizada por meio da Lei Rouanet, com apoio das prefeituras de Arapongas e de Jacarezinho, patrocínio da Sanepar e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado e Ministério da Cultura.

COREOGRAFIAS

Mais do que uma sequência coreográfica, os dois trabalhos criam uma experiência imersiva sobre dilemas do nosso tempo. Em “V.I.C.A.”, a coreógrafa Lili de Grammont parte do acrônimo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo para construir um mosaico de situações que ora fragmentam, ora revelam possibilidades de conexão entre os indivíduos. Com inspiração nas ideias de Zygmunt Bauman e no cenário social pós-pandêmico, a obra atravessa temas como catástrofes, IA, solidão e coletividade, mesclando força física, delicadeza e visualidade impactante.

publicidade

“Castelo”, criação de Alessandro Sousa Pereira, se apresenta como um convite ao recolhimento e à introspecção. Enquanto “V.I.C.A.” fala de um mundo em ebulição, “Castelo” propõe uma pausa. Uma tentativa de encontrar abrigo e reinvenção em meio ao turbilhão cotidiano. “É uma peça que, de forma poética e cinética, fala sobre resistência: o esforço de seguir em frente diante do ritmo vertiginoso da vida moderna”, define o diretor Luiz Fernando Bongiovanni. “Castelo trata das proteções que construo para suportar as intempéries do mundo atual.”

BALÉ

Criado em 1969 pelo Governo do Paraná, o Balé Teatro Guaíra é a terceira companhia de dança mais antiga do Brasil. Com mais de 150 coreografias em seu repertório, reúne obras emblemáticas como “O Grande Circo Místico”, “Lendas do Iguaçu” e “O Lago dos Cisnes”.

Ao longo de 55 anos, passou por diferentes fases artísticas, sob a direção de nomes como Ceme Jambay, Yurek Shabelewski, Marta Nejm, Cristina Purri, Cintia Napoli, Pedro Pires e, atualmente, Luiz Fernando Bongiovanni. A companhia mantém sua vocação pública, conectando tradição e experimentação na difusão da dança no Paraná e no Brasil.

publicidade

Arapongas

Sexta-feira, 8 de agosto – 19h30

Cine Teatro Mauá - Rua Uirapuru, 55 – Centro

Entrada gratuita

publicidade

Encerramento do FESTAR: Som do Rouxinol

Retirada de ingressos na Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos (Secle) e na bilheteria do teatro no dia da apresentação.

Classificação indicativa livre, com recomendação para maiores de 12 anos

publicidade

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp

Jacarezinho

Quinta-feira, 21 de agosto – 20h

Sexta-feira, 22 de agosto – 14h30

publicidade

Teatro CAT – Conjunto de Amadores de Teatro - Av. Getúlio Vargas, 968 – Centro

Entrada gratuita

Abertura do Festival EnCena 2025

Ingressos retirados no CAT, a partir do dia 18 de agosto, das 13h às 17h

Classificação indicativa livre, com recomendação para maiores de 12 anos

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline