Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
SEGURANÇA PÚBLICA

Solenidade marca os 17 anos da Guarda Municipal de Arapongas

Atualmente, o efetivo conta com 94 GMs, tendo como princípios a proteção do patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Solenidade marca os 17 anos da Guarda Municipal de Arapongas
AutorAutoridades durante solenidade em Arapongas - Foto: Divulgação

O prefeito Rafael Cita (PSD) participou, na manhã desta segunda-feira, 23, da solenidade de comemoração dos 17 anos da Guarda Municipal (GM) de Arapongas, marco que celebra a contratação da primeira turma de guardas municipais e o início dos trabalhos no município.

-LEIA MAIS: Manutenção em reservatório afeta abastecimento de água no Campinho

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, abriu o evento destacando que, “se a Guarda Municipal é o que ela é hoje, respeitada, não só no município, mas em todo o estado do Paraná, e no Brasil, vocês são parte fundamental desse respeito”, frisa. “E o que seria de Arapongas sem a Guarda Municipal? Em 2024, a GM fez mais de 8.000 atendimentos. Imaginem se não houvesse esses atendimentos - como essa sobrecarga cairia em cima da Polícia Civil e da Polícia Militar? Então, acho que não dá mais para pensar, em Arapongas, quando se fala em segurança pública, sem a Guarda Municipal. A Guarda já criou a sua identidade em relação ao município”, comenta.

O superintendente da Guarda Municipal, Luis Henrique Micheletti, que é da 3ª turma da GM, recordou o histórico e comentou que “é isso que deveríamos sempre pensar: no nosso crescimento, como instituição, como corporação, para que a gente possa prestar esse serviço para a comunidade da melhor maneira possível. Então, hoje, eu tenho certeza que a gestão nos enxerga como uma instituição madura, uma instituição que que sabe o que está fazendo, que contribui para a cidade, de uma maneira totalmente efetiva”, ressalta.

Já o superintendente geral de Apoio aos Municípios, ex-prefeito Sérgio Onofre, relembrou que, quando assumiu a prefeitura, “o discurso da administração que me antecedeu era de que a Guarda era cara”. Onofre, porém, destacou que “uma vida que a Guarda salva já vale o salário de vocês do ano inteiro. O trabalho que vocês fazem para evitar que as famílias araponguenses sejam agredidas e que tenham paz dentro das suas casas não tem preço que paga”, pontua. “A peça mais valiosa da guarda são vocês, os seres humanos. Sem vocês a guarda não seria nada. Então, vocês são as peças mais valiosas que nós temos em Arapongas em termos de segurança na guarda municipal. Parabéns a vocês”, comenta.

publicidade

Rafael Cita parabenizou a corporação e destacou que, “se nós temos uma cidade segura hoje, podemos estar tranquilos nas nossas casas enquanto nossos filhos estão na escola e tudo mais, é porque sabemos que vocês estão nas ruas, junto com a nossa Polícia Militar, junto com a com a Polícia Civil, neste trabalho de integração que tanto falamos, que é um modelo de sucesso aqui em Arapongas”, ressalta o prefeito. “É a melhor guarda do estado do Paraná sem dúvida. Eu tenho um orgulho imenso de vocês. É muito fácil trabalhar com vocês, são comprometidos, dedicados, interessados. Eu tenho orgulho da Guarda Municipal por ser cidadão araponguense e poder andar com tranquilidade na rua”, finaliza. Também participaram do ato o segundo tenente Dmitruk – representando o comandante da Sétima Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Arapongas, major Alesandro Luis Wolski; o delegado adjunto da 22ª Subdivisão Policial (SDP), Anderson Seiji Kudo, representando o delegado chefe, Maurício de Oliveira Camargo; o major Arduin; Airto Aparecido Gianello, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Arapongas; os vereadores Alexandre Juliani, Paulo Grassano, Marilsa Staub, Valdecir Pardini, Marcelo Junio, e Meiry Farias, além de secretários municipais e outras autoridades.

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal de Arapongas foi criada em 13 de abril de 2006, conforme a Lei Municipal nº 3276/2006. A primeira formação data de 28 de junho de 2008. Atualmente, o efetivo conta com 94 integrantes, tendo como princípios a proteção do patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais e do meio ambiente, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas. A Guarda Municipal de Arapongas tem como compromisso a evolução da comunidade na busca pela paz social. Para melhor atender a sociedade araponguense e desenvolver as atribuições com excelência, a GM é dividida em setores: Rádio Patrulha, Centro de Comando Operacional, Vídeo Monitoramento, Reserva de Armamento, Trânsito, Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Patrulha Escolar, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, Setor Administrativo e Setor de Projetos.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline