De uns tempos para cá, o cachorro caramelo se tornou um verdadeiro ícone nacional ao cair nas graças dos brasileiros. Seguindo essa tendência, a cidade de Arapongas (PR) conta com uma lei que instituiu o mês “Setembro Caramelo”, dedicado às ações de conscientização e incentivo à adoção responsável de animais domésticos.
LEIA MAIS: Jovem de 19 anos é atacada pelo próprio pit bull em Apucarana
Segundo Rodrigo Cesar de Almeida de Deus, atual diretor do Meio Ambiente e também responsável pelo projeto de lei que foi aprovado em 2023, já estão agendadas duas feiras de adoção. Uma será realizada neste sábado (06), das 10h às 14h, no estacionamento do Supermercado Amigão, sendo que a outra acontece no dia 27, das 09h30 às 13h30, na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida (praça da Igreja Matriz).
Ainda de acordo com o diretor, institucionalizar esta causa no calendário oficial do município foi uma tentativa de fazer com que os animais que estão no Centro de Acolhimento Transitório de Adoção não fiquem suas vidas inteiras no local. “Nós tratamos destes animais resgatados de maus-tratos, de abandono, cuidamos deles, castramos, deixamos tudo certinho para então colocarmos para adoção”, comentou.
Rodrigo também explicou que a atual gestão está trabalhando para implantar uma clínica veterinária pública em Arapongas, um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão que virá de emendas que são específicas para este fim.
Símbolo informal do Brasil
Em 2020, o cachorro caramelo foi alvo de uma campanha nas redes sociais para estampar a cédula de R$ 200, mas acabou "perdendo" a posição para o lobo-guará. Devido a sua popularidade, o deputado Felipe Becari (União Brasil/SP) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que visa reconhecer a expressão "vira-lata caramelo" como manifestação cultural imaterial do Brasil. Atualmente, o projeto está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Deixe seu comentário sobre: "Setembro Caramelo: campanha homenageia doguinho amarelo em cidade do PR"