MAIS LIDAS
VER TODOS

IMPORTÂNCIA

Servidores da saúde destacam megassimulação após acidente em Arapongas

Segundo profissionais, treinamento para atendimento de múltiplas vítimas realizado há duas semanas ajudou no socorro desta segunda-feira na PR-444

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2023, 11:21:00 Editado em 12.12.2023, 11:20:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após o grave acidente registrado na noite desta segunda-feira (11) na PR-444, no quilômetro 11 em Arapongas, envolvendo um ônibus da Viação Garcia e um caminhão, que resultou em múltiplas vítimas, servidores da saúde destacaram a importância da megassimulação realizada há duas semanas no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Apucarana.

continua após publicidade

Na oportunidade, promovida pelo Comitê de Urgência e Emergência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, equipes de socorro de toda região atuaram em uma simulação com diversas vítimas para organizar e melhorar a comunicação durante acidentes de grande proporção. Socorristas do Samu, Corpo de Bombeiros e policiais militares e rodoviários também adquiriram novos protocolos de ação.

- RELEMBRE: Simulação de acidente com múltiplas vítimas chama atenção em Apucarana

continua após publicidade

O acidente desta segunda-feira envolveu 27 pessoas no ônibus, sendo que 16 foram hospitalizadas, três em estado grave, e 11 recusaram encaminhamento médico no local após o atendimento dos socorristas. Várias ambulâncias da região, incluindo equipes de Apucarana e Arapongas e, até mesmo de Londrina, se deslocaram para a PR-444 para auxiliar no socorro aos feridos.

Um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Arapongas usou as redes sociais para frisar a megassimulação e o resultado positivo na atuação das equipes em conjunto. "Os treinamentos são para isso mesmo. Na hora da realidade, observamos como é legal o atendimento, a sincronia e a integração de todos os profissionais. Nesse acidente de hoje [segunda, 11] tivemos várias instituições da nossa região com vários profissionais que nunca se viram, porém, nos atendimentos, todos falaram a mesma língua", escreveu Marcos Luis.

Uma enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Raul Castillo, do Núcleo Habitacional João Papa Paulo I, em Apucarana, apesar de não ter atuado nos atendimentos no acidente de Arapongas, evidenciou a importância da capacitação. "O treinamento realizado evidenciou a importância da educação permanente, atualização das equipes e novos protocolos", disse Renata Chaves. A enfermeira também participou da megassimulação realizada na Unespar.

 Megassimulação aconteceu no último dia 30 de novembro
Foto por Cindy Santos/Tribuna do Norte
Megassimulação aconteceu no último dia 30 de novembro
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Servidores da saúde destacam megassimulação após acidente em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!