Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
REPRESENTAÇÃO

Sérgio Onofre passa presidência da Amepar para Hugo Manueira

Diretoria da entidade foi modificado por causa as eleições municipais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sérgio Onofre passa presidência da Amepar para Hugo Manueira
Autor Foto por Divulgação - Prefeitos de Sabáudia, Hugo Manueira, e Arapongas, Sérgio Onofre

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21), na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), em Londrina, os prefeitos aprovaram a mudança de parte da diretoria da entidade. O atual presidente e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o vice-presidente e prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Voltarelli, e o tesoureiro e prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, saem de suas atribuições por serem candidatos à reeleição. Assumem o prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira, como presidente; o prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio, como vice, e o prefeito de Sertanópolis, Tide Balzanello, passa a responder como tesoureiro. Todos ficarão nos cargos interinamente. A posse dos novos membros será no próximo dia 30.

Na reunião, que teve como tema central as dificuldades financeiras que os municípios já começam a enfrentar por conta da pandemia, os prefeitos decidiram questionar o governo estadual sobre a disparidade entre a arrecadação do ICMS e valor repassado aos municípios. “Queremos que o governo reveja os cálculos e defina estratégia para ajudar as prefeituras neste momento”, salientou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio, salientou que como o presidente da República ainda não sancionou a PLP 039, que garante a recomposição do repasse do ICMS e arrecadação do ISS, dificilmente os recursos previstos para maio chegarão ainda este mês. “Estamos no limite do caixa. As reservas já foram gastas e sem este repasse teremos sérias dificuldades para fechar a folha de pagamento do próximo mês”, ressaltou. Segundo uma estimativa feita pela Amepar, os municípios perderam, em média, 30% de sua arrecadação.

Os prefeitos também reclamam de nova solicitação do Ministério Público que inclui pedido de informação de quanto os municípios receberam da PLP 039 e como gastaram estes recursos. “Defendemos a transparência, mas este recurso não foi sancionado. Os municípios não receberam e não têm ideia de quando receberão. Quando o MP considera como recebido, pede prestação de contas e divulga para a população. Cria uma cobrança indevida e uma tensão injusta e desnecessária sobre os prefeitos “, resumiu Sérgio Onofre.

Ainda sobre a PLP 039, Nicácio ressaltou a importância de esclarecer a população que estes recursos vêm para repor o que o município já perdeu com a arrecadação do ICMS e ISS. “Quando vierem, eles vão entrar como receita livre para serem usados inclusive na folha de pagamento. São para manter o município funcionando, não para investimento no combate à Covid-19, que já tem receitas próprias”, esclareceu.

publicidade

Participaram da reunião os prefeitos de Alvorada do Sul, Marcos Antônio Voltarelli; Arapongas, Sérgio Onofre; Bela Vista do Paraíso, Edson Brene; Cambé, Zé do Carmo; Centenário do Sul, Luiz Nicácio; Guaraci, José Carlos Toloi; Ibiporã, João Coloniezi; Jataizinho, Dirceu Urbano Pereira; Prado Ferreira, Silvio Damaceno; Primeiro de Maio, Bruna Casanova; Rolândia, Dr. Francisconi; Sabáudia, Hugo Manueira; Sertanópolis, Tide Balzanello e Tamarana, Beto Siena.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline