Sérgio Onofre cumpre agenda e trata de projetos da Amepar e Cismel
Prefeito de Arapongas esteve nesta sexta-feira (26), em Londrina
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, cumpriu agenda em Londrina, na sede própria da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), e também de assuntos voltados ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel).
Em ambos, Onofre exerce o cargo de presidente. Com a presença de prefeitos dos municípios integrados, secretários municipais e equipes técnicas, a primeira reunião foi com representantes do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) de Londrina, que orienta sobre o planejamento e a governança de Regiões Metropolitanas, visando a integração das políticas públicas dos municípios pertencentes a essas regiões.
Em pauta, foram debatidas e apresentadas propostas para estudos de fortalecimento dos municípios que integram a Amepar. A segunda reunião contou com a participação de membros do Projetek – vinculado Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), no Campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Projetek, é voltado para a elaboração de projetos executivos de Engenharia e Arquitetura para atender prefeituras municipais do norte do Paraná.
-LEIA MAIS: GM de Arapongas participa de curso requalificação e defesa pessoal
Visando atender demandas de empreendimentos públicos de cidades com menos de 30 mil habitantes e que não dispõem de setores de projetos. Tal iniciativa faz parte da integração entre Amepar, a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e o Paranacidade – serviço social autônomo vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu).
A equipe fez uma breve apresentação, falou sobre o andamento do 2º Projetek; que complementa o primeiro, se colando à disposição dos municípios. A terceira agenda tratou de assuntos do Cismel. Em pauta, foi votado o pedido de inclusão ao consórcio de mais três municípios: Guaraci; Pitangueiras e Lupionópolis – com todos os votos favoráveis.
O grupo também debateu sobre a proposta da previsão orçamentária para 2023, além de medidas importantes para a área da segurança, como o projeto que prevê câmeras especiais que vão captar as imagens dos veículos e transmitir para uma central (CISP-NP), compreendendo na aquisição de Sistema de Captação e Transmissão de Imagens em Vias Públicas como solução em Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR).
O projeto já tramita em outras esferas. Onofre destacou a importância dos encontros. “ Aqui tratamos diversos assuntos que realmente colaboram com o desenvolvimento dos municípios. Tivemos agendas positivas que resultarão em cada uma das cidades, sejam elas de maior ou de menor porte”, salientou.
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline