Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
CULTURA

Ryukyu Koku Matsuri Daiko será atração da 9ª Festa do Ovo e do Abacate

O evento acontece nos dias 15 a 17 de agosto no Mosteiro Sagrado Coração de Jesus

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ryukyu Koku Matsuri Daiko será atração da 9ª Festa do Ovo e do Abacate
Autor Foto por Festa do Ovo e do Abacate - A apresentação dos londrinenses será no domingo às 16h

O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Londrina, é uma das principais atrações da 9ª Festa do Ovo e do Abacate, uma realização do Mosteiro Sagrado Coração de Jesus - Colônia Esperança e da Prefeitura Municipal de Arapongas. O evento, que integra o calendário de eventos do mês de agosto da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), acontece, neste ano, dos dias 15 a 17 de agosto. A apresentação dos londrinenses será no domingo (17) às 16h.

?? LEIA MAIS: Quina acumula e prêmio sobe para R$ 1,3 milhão nesta terça-feira (12)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Ryukyu Koku Matsuri Daiko divulga a cultura e as tradições da província de Okinawa, sul do Japão. O líder, Yuji Tungui, de 27 anos, está há 16 anos no grupo, e conta que a Festa do Ovo e do Abacate “é sempre muito querida pelo nosso grupo! Desde a primeira vez que fomos convidados, tivemos uma experiência excelente em todas as etapas da apresentação. Desde a conversa com os organizadores, a apresentação em si e até poder curtir o evento! ”, destaca. “Sempre consideramos como uma apresentação de porte grande, onde podemos levar muitos integrantes, uma maior variedade de instrumentos e o shishimai. O público sempre bem animado e a organização extremamente receptiva! É um prazer enorme poder compartilhar um pouco de cultura e trazer esse sentimento e energia ao público que participa desse grande evento!”, comenta.

Normalmente, de 35 a 40 integrantes compõem a apresentação do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, que dura em torno de 30 minutos com 6 músicas, que encantam o público com muita energia, instrumentos e elementos típicos japoneses. Uma das atrações é o Shishimai. “É traduzido como ‘Dança do Leão’. Ele é a representação do shisá, um ser mitológico que afasta maus espíritos e traz boas energias”, explica Tungui. “Normalmente, este ser é representado por duas estátuas sentadas, um com boca aberta (macho) e outro com boca fechada (fêmea). A função do macho seria espantar esses maus espíritos e energias ruins, e a fêmea aprisiona as boas energias (alusivo a boca aberta e fechada). Em Okinawa, há muitos desastres naturais como tufões, etc. Esses shisás são colocados em telhados de casas e kaikans para proteção contra esse tipo de fenômenos naturais”, relata.

“No Shishimai, temos significado parecido. Quando um Shishimai morde em direção ao público, estamos aprisionando maus espíritos e energias negativas para quem está performando o Shishimai, aliviando isso do público que nos assiste. Assim como morder alguém também tem significado de trazer boas energias para quem está sendo mordido”, ressalta.

publicidade
  • Ryukyu Koku Matsuri Daiko será atração da 9ª Festa do Ovo e do Abacate1 de 3
    Foto: Autor: Festa do Ovo e do Abacate
  • Ryukyu Koku Matsuri Daiko será atração da 9ª Festa do Ovo e do Abacate2 de 3
    Foto: Autor: Festa do Ovo e do Abacate
  • Ryukyu Koku Matsuri Daiko será atração da 9ª Festa do Ovo e do Abacate3 de 3
    Foto: Autor: Festa do Ovo e do Abacate

PROGRAMAÇÃO

A abertura da praça de alimentação será às 18h de sexta-feira, 15. Às 19h, o bispo da Arquidiocese de Apucarana, Carlos José de Oliveira, à qual Arapongas pertence, preside a missa em ação de graças aos 90 anos da Colônia Esperança. Às 20h, será descerrada uma placa em comemoração ao aniversário da comunidade pela Diocese. A abertura oficial será às 20h30, seguida de apresentação da Big Band Maestro Canindé, às 21h.

No sábado (16) a programação cultural é diversificada, com karaokê, mágico, teatro de bonecos e show de Gabriel Esper.

publicidade

No domingo, mais música, dança tradicional japonesa e grupo de Aiki-Dô de Arapongas, além do Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

FESTA

A 9ª Festa do Ovo e do Abacate terá um dia a mais de duração neste ano. O início das festividades na sexta era uma reivindicação antiga dos participantes, de acordo com a organização.

publicidade

Os demais dias continuam como nos anos anteriores: no sábado (16) das 10h às 22h, e no domingo (17) das 10h às 20h.

Segundo a Comissão Organizadora, os preparativos seguem a todo vapor para deixar toda a infraestrutura preparada para receber as cerca de dez mil pessoas que são esperadas nos três dias de festividades.

EVENTOS

publicidade

A Festa do Ovo e do Abacate conta com programação técnica voltada para os produtores. Na quinta-feira, 14, a primeira atividade que integra o evento é o 4º Encontro dos Produtores de Abacate. Haverá palestras com especialistas para debater tendências e as atividades desenvolvidas na área, promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná). As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo link.

Na sexta, ainda na parte técnica, haverá o 4º Seminário da Associação Paranaense de Avicultura (Apavi), no Cine Mauá. Com o lema “Conhecimento que transforma a avicultura”, vai reunir palestrantes de referência nacional e internacional, trazendo vivências e conteúdos que dialogam diretamente com os desafios e oportunidades do setor. Inscrições são gratuitas e mais informações pelo site.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline