Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
EVENTO NACIONAL

Rafael Cita participa de seminário da confederação dos municípios

Evento reuniu gestores eleitos da região Sul e do Estado do Mato Grosso do Sul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Rafael Cita participa de seminário da confederação dos municípios
AutorPrefeito eleito de Arapongas (PR), Rafael Cita, em evento em Brasília - Foto: REPRODUÇÃO

O prefeito eleito de Arapongas (PR), Rafael Cita, participa em Brasília do evento “Seminários Novos Gestores 2025-2028”, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). “É um momento importante para tratar dos principais desafios dos municípios para o próximo mandato e também de temas de importância legislativa municipalista em debate no Congresso. Também é uma excelente oportunidade para a troca de ideia com prefeitos eleitos de várias regiões”, avaliou Rafael Cita.

- LEIA MAIS: Arapongas abre campanha pelo fim da violência contra as mulheres

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nesta etapa, o evento reuniu gestores eleitos da região Sul e do Estado do Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, foi apresentada a plataforma criada pela entidade “Observa Políticas Públicas”, que traz um panorama dos gastos de cada Município com os programas federais. O tema foi abordado pela consultora da entidade Marli Burato. Segundo ela, foram identificados ao todo 196 programas diferentes, sendo eles 121 na área da Saúde, 42 na área da Educação e 22 em Assistência Social. “A maioria desses programas é criada por portarias e decretos. E aí começa o grande problema dos repasses de recursos”, disse a consultora.

Para saber quanto cada Município gasta com determinado programa, a CNM realiza pesquisas com os gestores municipais para obter o resultado mais próximo possível da realidade. Os dados alimentam o dashboard para que o líder municipal entenda qual é o custo de cada uma dessas políticas. Entre os exemplos apresentados, foi citado o caso da merenda escolar, quando o governo federal repassa aos municípios R$ 0,50 por aluno/por dia. “Dá R$ 100 por ano por aluno quando uma merenda escolar boa custa 5,90 por dia. Onde está o buraco da sua gestão? Nessa plataforma a gente mostra isso”, afirmou Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.

Para Rafael Cita, este foi apenas um dos pontos importantes do evento. Outros assuntos relevantes estiveram em pauta, como a viabilização de recursos através de emendas parlamentares, tema que interessou muito aos prefeitos, devido ao fato de o Congresso Nacional ter aprovado na última semana o Projeto de Lei 175/2024, que faz a regulamentação das emendas parlamentares. As emendas, a partir de agora, serão vinculadas a um objeto, sendo 70% para investimento e 30% para custeio.

publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline