Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
AGRICULTURA FAMILIAR

Proposta de capacitação para produtores é feita em reunião

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Proposta de capacitação para produtores é feita em reunião
AutorFoto: Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (14), o prefeito Sérgio Onofre participou de uma reunião para a apresentação do Projeto Piloto de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural proposto através de convênio entre a prefeitura e o SEBRAE. O objetivo central do projeto é o aumento de produção, além da conversão da produção agrícola convencional para a orgânica em preparação ao atendimento do Sacolão Municipal de Arapongas.

O encontro contou com a presença da secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele Melo, secretário do Meio Ambiente, Renan Franzin Manoel, diretora de Sustentabilidade, Vicky Vergara, Consultora Sebrae de Arapongas/ e Vale do Paranapanema, Cinara Tozatti, e representante do Instituto BioSistêmico (IBS), Cláudio Pinheiro. “ O projeto apresentado terá 70% do valor custeado pelo Sistema Sebrae através do SebraeTec - Serviços em Inovação e Tecnologia e os 30% restantes com recursos do município”, explicou Cinara Tozatti.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

PROJETO

O projeto piloto inicial de assistência técnica e extensão rural voltado para as associações e cooperativa locais terá a participação de 25 agricultores familiares selecionados pelas instituições a qual pertencem. Divididos em grupos eles serão assistidos por profissionais capacitados para fazer o diagnóstico das áreas selecionadas. Depois ocorre a apresentação e execução da proposta de novos conceitos de gerenciamento da produção voltadas para o desenvolvimento mais sustentável - tanto para o plantio convencional quanto para a ampliação e transformação destas áreas em agricultura 100% orgânica.

Vergara explica que todas as ações desenvolvidas pelo projeto serão direcionadas para a busca da viabilidade econômica da atividade em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais, para garantir a sustentabilidade do processo. “Com o resultado final positivo que se espera com o projeto o mesmo pode ser estendido através de novo convênio para outros agricultores familiares do município”, disse.

publicidade

O aporte de tecnologias alternativas de produção também visa promover a adaptação dos produtores rurais da agricultura familiar de Arapongas. “A fim de garantir maior segurança alimentar e nutricional para a população através da instalação do Sacolão Municipal de Arapongas que está em processo de implantação e também, para que os produtores se adequem às regras para a oferta da merenda escolar nas escolas das redes municipais e estaduais que devem entrar em vigor em 2030”, acrescentou Niele.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline