MAIS LIDAS
VER TODOS

viagem à Grécia antiga

Projeto Crescer apresenta a obra de Sófocles em Arapongas

Alunos do projeto apresentaram em três atos as peças Édipo Rei e Antígona

Da Redação

·
Alunos realizaram apresentação na sexta-feira
Icone Camera Foto por Divulgação
Alunos realizaram apresentação na sexta-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.10.2023, 20:47:45 Editado em 14.10.2023, 20:47:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Imagine uma viagem à Grécia antiga, conhecendo a história, os conflitos e os sentimentos mais profundos e complexos que marcavam a população da época. Foi o que aconteceu na noite dessa sexta-feira (13), quando os alunos do Projeto Crescer, de Arapongas, apresentaram em três atos as peças Édipo Rei e Antígona, de Sófocles. “Através da nossa Oficina de Teatro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários autores pelo professor Misael Café e aceitaram o desafio de trazer ao palco essas obras primas de Sófocles. Sem dúvida, uma grande oportunidade para que os familiares, amigos e a própria comunidade pudessem ter contato com o teatro grego”, afirma Andressa de Oliveira Fante Reis, diretora do Projeto Crescer.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Carro de Arapongas e carreta de Borrazópolis se envolvem em acidente

Paulo Pennacchi, presidente do Projeto Crescer, apontou a apresentação como mais um exemplo do conteúdo relevante repassado pelos professores, desafiando a criatividade dos alunos para a aplicação prática de tudo o que se aprende. Sua esposa Cleide, que atua como conselheira no Projeto Crescer, também destacou a dedicação de alunos e professores nos ensaios e para que o espetáculo chegasse ao palco do Cine Mauá com a qualidade que surpreendeu a plateia. “São textos longos e complexos, que sem dúvida desafiaram os alunos em sua capacidade de decorar e encenar. Mais uma prova de que somos movidos por desafios”, avaliou. Os dois agradeceram aos pais pelo incentivo e suporte aos filhos, aos patrocinadores e aos alunos.

continua após publicidade
 Alunos do Projeto Crescer após apresentação
Foto por Divulgação
Alunos do Projeto Crescer após apresentação

O teatro grego, originado por volta do século V a.C., na Grécia Antiga, desempenhou um papel fundamental na cultura helênica. Suas peças eram apresentadas em grandes festivais. Os teatros gregos eram ao ar livre, projetados para a acústica e para acomodar grandes plateias. As tragédias e comédias gregas exploravam temas mitológicos, éticos e políticos, muitas vezes destacando o conflito entre o destino e a livre vontade. Os atores usavam máscaras para representar personagens e as performances incluíam música, dança e coro, criando uma forma única e influente de expressão artística.

Sófocles, dramaturgo do século V a.C., é celebrado por suas contribuições ao teatro antigo. Autor de peças atemporais como "Édipo Rei" e "Antígona", influenciou profundamente a tragédia grega clássica. Suas obras exploram temas universais como o destino, moralidade e o conflito entre o indivíduo e o Estado. Reconhecido por sua habilidade em criar personagens complexos, Sófocles desenvolveu uma forma dramática que continua a ressoar na cultura e literatura até os dias atuais.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto Crescer apresenta a obra de Sófocles em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!