Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
EDUCAÇÃO CONSCIENTE

Professores de Arapongas propõem o Projeto Horta do Futuro

O objetivo é conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Professores de Arapongas propõem o Projeto Horta do Futuro
AutorFoto: Prefeitura Municipal de Arapongas

Nesta quarta-feira (16), um grupo de professores da cidade de Arapongas, juntamente com os secretários da Educação, Luiz Roberto dos Santos, e do Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel, apresentaram para o prefeito Sérgio Onofre o Projeto Horta do Futuro - Educação, Saúde e Tecnologia.

A proposta tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco no ensino da robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com a Prefeitura de Arapongas, o projeto será introduzido primeiramente nas escolas municipais Presidente Getúlio Vargas, na Vila Sampaio, e Nereide de Souza Camargo, no Centauro.

Na primeira etapa, será abordado em sala de aula, na disciplina de Robótica, o conteúdo “Projeto Trator de Arado”, para reconhecer a importância da agricultura na vida das pessoas e de que forma a tecnologia contribui para a produção agrícola. Nesse conteúdo, será sugerido aos alunos que a implantação de uma horta em que eles sejam produtores vai permitir que vivenciem as etapas do plantio ao cultivo de hortaliças.

O projeto detalha a partir disso outras nove etapas, com o passo a passo até a implantação da horta, o cultivo e o encaminhamento para a cozinha da escola, onde a colheita poderá servir de complemento para a merenda ou em receitas apresentadas pelos próprios alunos. Segundo as professoras, uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta como problemática. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores.

publicidade

Eduardo Carriça, agricultor e design gráfico de Sabáudia, dará assessoria na implantação do projeto. Ele é o responsável pela Terra Planta – Sistemas Agroflorestais na Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia. “Achei fantástico esse projeto. Esse modelo de compartilhar ações e conhecimento é muito importante, até porque cada escola tem as suas particularidades e vai poder se aperfeiçoar a partir dos seus próprios problemas”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre. Ele pediu aos secretários Peta e Renan que seja dada sequência no projeto, colocando-se também à disposição.


Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline