Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ALERTA

Procon de Arapongas faz ação em comércios de bebidas após caso metanol

O alerta é para que o consumidor fique atento e não adquira bebidas alcoólicas em locais que vendem produtos abaixo do preço ou sem nota fiscal

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Procon de Arapongas faz ação em comércios de bebidas após caso metanol
Autor Foto por Prefeitura de Arapongas - As empresas devem ficar atentas ao manuseio dos produtos servidos aos clientes

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Arapongas promoveu nesta sexta-feira (03), uma ação de conscientização em comércios de bebidas sobre o caso de contaminação por ingestão de metanol, em parceria com a Vigilância Sanitária.

“Foi uma atividade de orientação para esclarecer dúvidas dos comerciantes em como agir nessa situação. Estamos à disposição para auxiliar e atuar em conjunto com os demais órgãos públicos”, destaca a coordenadora do Procon de Arapongas, Fabiani Barbist.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: Laboratório de Prótese Dentária passa a se chamar Aldérico da Silva

O Procon-PR, em um trabalho conjunto com os Procons Municipais do Estado, emitiu na quinta-feira (02), uma recomendação administrativa para distribuidoras, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas direta ou indiretamente a consumidores, dentro do contexto de fiscalização contra metanol.

O alerta é para que o consumidor fique atento e não adquira bebidas alcoólicas em locais que vendem produtos abaixo do preço ou sem o fornecimento de nota fiscal. Além disso, as empresas devem ficar atentas ao manuseio dos produtos servidos aos clientes, não esquecendo que o Código do Consumidor estabelece a responsabilidade solidária e objetiva.

publicidade
  • Procon de Arapongas faz ação em comércios de bebidas após caso metanol1 de 5
    Foto: Autor: Prefeitura de Arapongas
  • Procon de Arapongas faz ação em comércios de bebidas após caso metanol2 de 5
    Foto: Autor: Prefeitura de Arapongas
  • Procon de Arapongas faz ação em comércios de bebidas após caso metanol3 de 5
    Foto: Autor: Prefeitura de Arapongas
  • Procon de Arapongas faz ação em comércios de bebidas após caso metanol4 de 5
    Foto: Autor: Prefeitura de Arapongas
  • Procon de Arapongas faz ação em comércios de bebidas após caso metanol5 de 5
    Foto: Autor: Prefeitura de Arapongas

Outros pontos abordados são a proibição sobre transvasar ou recondicionar bebidas, retirar dos estoques e dos displays de venda produtos sem rótulo e que não possuam nota de procedência, e comunicar as autoridades sanitárias para análise e investigação em caso de dúvidas.

O secretário de Justiça e Cidadania (Seju), Valdemar Jorge, informa que "é imprescindível que as empresas exijam e guardem notas fiscais de compra e documentos comprobatórios que permitam o rastreio dos produtos comercializados. A venda de produtos impróprios para o consumo e que tragam qualquer prejuízo ao consumidor deverá ser suportada pelas empresas", diz.

"Além da recomendação, os órgãos de defesa do consumidor estão intensificando os processos de fiscalização a estabelecimentos", complementa Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

publicidade

Para denúncias, o Procon-PR disponibiliza os canais de atendimento disponíveis neste link.

O secretário também afirmou que o Estado estuda como fará a compra de ampolas do antídoto contra intoxicação por metanol para os próximos dias.

Os principais sintomas da intoxicação são:

publicidade

Até 6 horas após a ingestão: sonolência, dificuldade motora e dificuldade de andar, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, confusão mental, taquicardia e hipotensão.

Entre 6 horas a 24 horas após a ingestão: visão turva, fotofobia, dilatação da pupila, perda da visão das cores, convulsões e coma.

METANOL

publicidade

O Paraná informou nesta sexta-feira, 03, que houve registro do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Estado após ingestão de bebida alcoólica. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde.

O paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que deu entrada em um hospital da Capital na quarta-feira, 01, depois de sofrer um atropelamento e relatar consumo de bebida alcoólica destilada.

Durante a internação, conforme nota da Sesta, o quadro clínico apresentou agravamento, com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Atualmente, o paciente permanece inconsciente e em estado grave.

publicidade

A Sesa, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, acompanha a evolução clínica dele e aguarda o resultado dos exames laboratoriais para confirmação ou descarte da suspeita.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

O Paraná conta com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOx), que auxilia os profissionais de saúde para o atendimento. Em casos de suspeitas de intoxicação, os serviços de saúde públicos ou privados devem notificar imediatamente o CIATox para orientação e conduta adequada. Dúvidas podem ser esclarecidas através do 0800 0410 148 (região de Curitiba), (43) 3371-2244 - região de Londrina, (44) 3011-9127 - região de Maringá e (45) 3321-5261 - região de Cascavel.

publicidade

Caso houver ingestão de bebidas alcoólicas e sintomas de intoxicação por metanol, a orientação é buscar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital, para que sejam realizadas as intervenções necessárias.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline