A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Avançado Arapongas, inaugurou na manhã desta terça-feira (29) o Laboratório de Software e Hardware WASH, que vai funcionar na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, no Jardim Lorena.
Os primeiros beneficiados serão os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, que vão ser atendidos com atividades no contraturno.
A diretora da Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, Gisele Silvério de Andrade da Silva, lembrou que a instituição contava com um laboratório de informática anteriormente, que precisou ser desativado porque os computadores ficaram obsoletos e foi motivo de tristeza. Enquanto se pensava o que poderia ser feito para reativá-lo, veio a proposta de acolher o Projeto WASH. A escola não titubeou diante da chance de sediar a iniciativa pioneira e abraçou o projeto. A diretora agradeceu a todos os que trabalharam para que o WASH se tornasse realidade.
LEIA MAIS: Morre em Apucarana o contador e professor Sylvio Moure aos 89 anos
Durante o discurso, o secretário de Educação, Lino Batista de Oliveira, ressaltou que a seleção do Albor Pimpão “foi uma escolha pensada, pela necessidade que existe aqui nesta escola, de ser olhada com carinho”, pontuou. “E a ideia, é claro, não é parar - a ideia é sempre continuar. E se o instituto continuar sendo parceiro nosso, nós vamos atrás das máquinas”, ressaltou o secretário. “Não é um mero laboratório de trabalho - veio para somar e para nos ajudar a tornar as crianças alfabetizadas no mundo digital”.
O diretor-geral do IFPR Arapongas, Thiago Pereira do Nascimento, instigou a curiosidade das crianças. “Vocês já pensaram que, agora, vão poder aprender a fazer um jogo como o Roblox – plataforma de criação de jogos muito popular que permite criar o próprio mundo virtual - e vocês é que vão desenvolvê-lo? Vocês estão vendo como é que o projeto funciona? Então, galera, vocês não vão só jogar, vocês não vão só assistir vídeo - vocês vão aprender como é que o computador funciona. Vão começar a entender como é que desenvolve o que vocês gostam”, comentou. “Então, prefeito Rafael, secretário Lino, diretora Gisele. Obrigado por acreditarem na parceria e na relevância do projeto”, disse.
Já o coordenador geral do WASH em Arapongas, professor Luciano Rudnick, discursou diretamente para os alunos. “Essas pessoas que estão olhando para vocês, elas estão aqui porque elas acreditam em uma coisa muito importante, que é o poder que está na mão de vocês. Sabiam que tem poder na mão de vocês? Esse poder que existe na mão de vocês, todas essas pessoas aqui em volta estão acreditando. Elas estão dizendo o seguinte: ‘nas mãos dessas crianças tem o poder do sonho. O sonho faz com que vocês consigam chegar tão longe que vocês nem imaginam’”, comentou. “Algumas dessas pessoas que estão aqui ao redor, elas foram crianças igual a vocês, e estavam com o poder na mão delas. E elas acreditaram tanto que elas chegaram até aqui hoje para poder dizer para vocês: ‘vão em frente que vai valer a pena", destacou.
O prefeito Rafael Cita, além de enaltecer o trabalho dos envolvidos no projeto e agradecê-los, conversou diretamente com os estudantes: “eu vim da mesma origem que vocês, da escola pública. E eu tenho um absoluto orgulho disso. E eu tenho o dever, inclusive por ter vindo de onde vocês estão, de investir em vocês”, falou. “Quem vai cuidar de nós no futuro, são vocês. E vocês têm que acreditar, lutar por tudo o que vocês querem e ir atrás do sonho de vocês. Eu, enquanto prefeito, e todo o nosso time que está aqui, nó temos o dever de dar a oportunidade para que vocês tenham condições de ser o que vocês quiserem ser”, frisou. “Então, acreditem em vocês, porque eu tenho certeza que, através da nossa educação, Arapongas está em boas mãos para o futuro”, finalizou.
Após a cerimônia, os presentes puderam conferir as instalações do laboratório, que conta com 20 computadores cedidos pela parceria com o IFPR. Os estudantes serão orientados por dois tutores.
Também participaram da cerimônia a vice-prefeita de Arapongas, Édina Kümmel; o presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Nicke; vereador Marcelo Junio; e o representante da deputada Federal Luísa Canziani, Alcides Livrari.
WASH
O projeto WASH, que significa Workshop dos Aficionados por Software e Hardware, é uma iniciativa que começou em 2013, em Campinas, no Instituto Federal de São Paulo. A proposta é levar para crianças do ensino fundamental a introdução, a programação, desenvolvimento de software, análise de dados, inteligência computacional, ou seja, uma forma de estimular a programação desde a infância. É inspirado no modelo de Harvard, que já teve repercussão mundial.
Conforme o site do IFPR, a proposta utiliza abordagens inovadoras, convergências das metodologias ativas e do Steam (Science, Engineering Technology, Arts, Mathematics) e da Ciência Cidadã com foco em iniciação científica, pesquisa e orientação a projetos em escolas como recursos para o processo de ensino-aprendizagem.
Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura e IFPR inauguram laboratório de software e hardware"