MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Prefeitura de Arapongas reforça estratégias para combate à dengue

A iniciativa busca ampliar as medidas de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti

Da Redação

·
Agentes de saúde estão intensificando as estratégias de combate à dengue
Icone Camera Foto por Divulgação Prefeitura de Arapongas
Agentes de saúde estão intensificando as estratégias de combate à dengue
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.04.2025, 14:17:22 Editado em 01.04.2025, 15:44:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Buscando ampliar as medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti – mosquito causador da dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – e apoio de outras Secretarias Municipais, tem intensificado todas as estratégias, entre elas educativas, de monitoramento, bloqueios, visitas domiciliares e acompanhamento aos pacientes notificados ou já confirmados. Nesta terça-feira (1), o município confirmou a primeira morte pela doença e soma 341 casos.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Arapongas conta com 250 vagas de emprego; confira as oportunidades

Segundo a Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Endemias, as equipes têm monitorado diversos locais, além da checagem de denúncias de acúmulo de lixo em quintais ou terrenos baldios. “É importante relembrar que o combate à dengue começa por cada um de nós. É claro que a vigilância de endemias monitora locais e denúncias de entulhos, de acúmulo de lixos. Quando isso acontece, há sim uma ação direta de diversos setores da prefeitura”, explica o superintendente médico do município, Dr. Fernando Marques.

continua após publicidade

Ainda segundo a Prefeitura, o município tem monitorado constantemente os casos positivos da doença, por meio também das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Há uma constante vigilância em todas as UBS’s, com isso, as consultas de suspeita ou casos confirmados são notificados, e partir disso acionamos a vigilância epidemiológico e a vigilância de endemias. As equipes se deslocam para o local de caso suspeito e fazem um bloqueio do mosquito. Esta é a importância de os pacientes com sintomas procurarem o serviço de saúde do nosso município”, afirma o Dr. Fernando Marques.

RECOMENDAÇÕES

Cuidados básicos e diários são essenciais para prevenir a proliferação do mosquito. Em especial, evitando o acúmulo de água parada, mantendo os quintais, residências, comércios e outros espaços limpos. “As recomendações elas não mudam. A vigilância quanto ao descarte incorreto de lixos, fazer uma busca diária em sua própria residência, sem dúvidas são ações que devem ser estimuladas. Além destas a ações, podemos utilizar repelentes para aumentar a proteção”, orienta Marques.

continua após publicidade

Em casos de sintomas, como febre alta de 39° a 40°C, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, perda de peso, náuseas e vômitos, o paciente pode procurar as UBS’s, Pronto Atendimentos 18 Horas ou Pronto Atendimentos 24h.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

DENUNCIAS

Em casos de descarte de lixo e outras irregularidades, informações ou dúvidas, basta a população acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194. O Controle de Endemias também pode ajudar com orientações, através do telefone 3902-1079.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura de Arapongas reforça estratégias para combate à dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!