Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ENTENDA

Prefeitura de Arapongas encerra atividade no aterro sanitário

O município não vai mais descartar lixo orgânico no local

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura de Arapongas encerra atividade no aterro sanitário
AutorAterro Sanitário Municipal - Foto: - Divulgação

A Prefeitura de Arapongas informou nesta quinta-feira, 06, o encerramento das atividades no Aterro Sanitário Municipal. A partir deste mês de novembro, o município não vai mais descartar lixo orgânico no local, que teve as atividades encerradas.

“O aterro está dividido em duas células. Uma delas é a do orgânico, que é o que está fechado, e a outra é a dos móveis inservíveis, dos descartes de podas, resíduos volumosos. O aterro já iniciou o fechamento na segunda-feira, dia 3, e não estamos mais recebendo lixo orgânico. Então, a empresa Sanetran está levando o lixo recolhido durante a coleta na cidade diretamente para uma empresa em Apucarana, que ganhou a licitação”, explica Sandra Corrêa, secretária de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente. A próxima etapa é estudar quais são as formas para a recuperação da área.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Está em andamento no Tribunal de Contas uma consulta para a finalização de uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada para essa questão dos resíduos sólidos.

O prefeito Rafael Cita destaca que a retirada do aterro é mais um compromisso de campanha cumprido. “Era uma questão prioritária porque envolve também a saúde pública”, pontuou. Em junho, o deputado federal Pedro Lupion trouxe recursos de R$ 3 milhões para auxiliar a viabilizar a retirada do aterro de Arapongas.

Em outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), já havia convocado uma reunião a respeito da situação crítica dos trabalhadores informais que atuam no aterro sanitário. O encontro, que ocorreu na Câmara Municipal, visou estabelecer um plano de transição claro e organizado, garantindo a integração socioeconômica desses indivíduos e evitando um processo desordenado que poderia agravar a vulnerabilidade social.

publicidade

A secretária Sandra Correa relata que os motivos para o encerramento do aterro incluem esgotamento técnico e da capacidade operacional; irregularidades e pressão do Ministério Público; inadequação legal e ambiental da estrutura atual; e risco social e de saúde pública para os trabalhadores e para a comunidade.

Além disso, foram detalhadas oportunidades e os modelos de trabalho durante a reunião: apresentação do modelo cooperativo; regras, condições e benefícios; oportunidades de emprego formal e qualificação; vagas de emprego via Agência do Trabalhador. Os postos-chaves foram os cursos de qualificação profissional gratuitos – em uma iniciativa para aumentar a empregabilidade dos trabalhadores, a secretaria firmou uma parceria com o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), instituição de ensino profissionalizante com foco na preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Ainda houve oferta de rede de suporte e acompanhamento social.

Como resultados, foi feito levantamento de interessados, com a criação imediata de uma lista com os nomes e contatos dos trabalhadores informais que desejam ingressar nas cooperativas; distribuição dos trabalhadores - uma reunião interna agendada com os representantes legais e as lideranças das cooperativas para definir a alocação dos interessados, seguindo critérios que serão estabelecidos conjuntamente para garantir um processo justo e organizado; disponibilidade contínua – reforçou-se que a SEASPMA, a Agência do Trabalhador e a Assistência Social permanecerão com as portas abertas para prestar todo o auxílio necessário aos trabalhadores ao longo do processo de transição.

publicidade

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline