Praça da Igreja Matriz de Arapongas recebe iluminação de LED e pintura
Intervenção feita pela Prefeitura renovou o espaço público onde fica a Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Quem passou nos últimos dias pela Praça da Igreja Matriz em Arapongas encontrou esse espaço público renovado. A Prefeitura refez a pintura do local. A mudança maior pode ser observada, no entanto, à noite. A administração instalou luminárias de LED em pelo menos 60 postes.
O vice-prefeito Jair Milani, que também é titular da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano (Seodur), afirma que a melhoria na Praça da Igreja Matriz, onde fica a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi custeada com recursos próprios do município.
Leia mais: Arapongas recebe XXXV Jogos Florais
“Renovamos a pintura da calçada, que estava bastante desgastada, e também colocamos a iluminação de LED. Uma pintura nova faz toda a diferença, assim como a instalação de lâmpadas de LED. Ficou bem claro”, afirma Milani.
O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) postou fotos da Praça da Igreja Matriz em suas redes sociais. "A Praça da Igreja Matriz recebeu nova pintura e iluminação de LED, com o apoio da Prefeitura de Arapongas! Ficou lindo, né?", comentou Onofre.
A intervenção na praça foi feita para o aniversário de 75 anos de Arapongas e também para marcar os 80 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O aniversário será em 1º de novembro de 2022, mas uma ampla programação vem sendo realizada nos últimos meses. Os festejos incluíram uma exposição com fotografias e objetos históricos no Centro Pastoral Divino Mestre, ao lado da Igreja Matriz, entre outras atividades nas comunidades pertencentes à paróquia.
Criada em 1º de novembro de 1942, a paróquia pertenceu inicialmente à Diocese de Jacarezinho, depois à Diocese de Londrina e, desde 1965, é vinculada à Diocese de Apucarana. Seu primeiro pároco foi o padre Bernardo Merkel, que comandou a comunidade católica por 36 anos. Ele assumiu a paróquia desde sua criação e permaneceu até 16 de julho de 1978.
A atual Igreja Matriz do município foi construída entre 1947 e 1954. O templo de alvenaria, de arquitetura colonial, substituiu a primitiva capelinha de madeira erguida pelos pioneiros em 1938. Na origem, era chamada de “Igreja dos Santos Anjos”. Com a doação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida feita pelo pioneiro José Monteiro, dono de uma serraria, a igreja passou a receber a proteção da santa. Na oportunidade, a imagem foi levada em procissão pelo povo e ocupou seu lugar no altar-mor, passando a ser venerada pelos católicos.
Por Fernando Klein
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline