Pórtico da Colônia Esperança em Arapongas terá réplica após destruição
Reunião definiu que estrutura será uma réplica do portal original, destruído em acidente
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A comunidade da Colônia Esperança, em Arapongas, definiu na tarde desta sexta-feira (5) que o pórtico de entrada — destruído em um acidente no último dia 28 de novembro — será reconstruído. A decisão foi tomada durante uma reunião na Secretaria do Santuário do Divino Pai Eterno, com moradores e lideranças locais.
LEIA MAIS: Hemonúcleo abre neste sábado para reforçar estoques para o fim de ano
No encontro, foram discutidas as medidas para recuperação da estrutura. A representante da comunidade, Enilda Mara Makiyama, explicou que o grupo optou por reconstruir o portal como uma réplica do original, erguido em 1958, mas com algumas adaptações. O novo pórtico será mais alto, mais largo e ficará em outro ponto, decisão tomada após estudos para reduzir o risco de novos acidentes.
Segundo Enilda, apesar de sugestões para modernizar o projeto, a comunidade preferiu preservar a história do portal. Ela lembrou que a antiga estrutura tinha 69 anos e não atendia ao padrão de altura exigido atualmente, já que, na época de sua construção, não havia circulação de caminhões na região.
Ainda não há definição sobre custos, prazos ou quem irá financiar a obra, mas Enilda garantiu que a reconstrução será realizada. Uma arquiteta especializada em restaurações será contratada para elaborar o projeto.
Participaram da reunião: Beatriz Makiyama, Reginaldo Venturine, Bentinho Lopes, Enilda Mara Makiyama, Lusinei Hissamura, Madre Lúcia (representando o Mosteiro), a Guarda Municipal Micheletti e o monsenhor João Osório, representante do bispo.
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline