Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
QUARENTENA

População pode voltar ao trabalho após 7 dias de isolamento

Arapongas está seguindo a nova orientação com respeito a quarentena, recomendada pela Sesa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

População pode voltar ao trabalho após 7 dias de isolamento
Icone Camera Foto por Pixabay

Arapongas tem seguido a recomendação da SESA-PR que determina um novo prazo de 7 dias para o isolamento de pacientes com casos leves e moderados de Covid-19. Contudo, devido a uma grande demanda em todo o Paraná de testagens pelo exame PCR – que são encaminhados ao Lacen, em Curitiba, tem havido uma demora na chegada dos resultados aos pacientes.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Diante deste cenário, o superintende médico de Arapongas, Dr. Fernando Marques, reforça que os pacientes que cumpriram o isolamento de 7 dias, que não apresentem qualquer tipo de sintomas e que não estiverem em uso de medicação sintomática, devem retornar a suas atividades, independentemente de o teste ter chegado ou não.

Com esta nova recomendação de período de isolamento, o paciente tem todo respaldo para voltar ao trabalho, mesmo se não estiver com o resultado em mãos. Mas é importante frisar que se deve encerrar o isolamento de 7 dias e não apresentar nenhum sintoma – e sem uso de medicação, para o retorno ao trabalho. Muitos empregadores estão com receio de aceitar os trabalhadores sem o resultado em mãos, mas o novo protocolo em saúde estabelece novos critérios de isolamento”, enfatiza.

publicidade

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Arapongas, Fernanda Golas, disse que o atraso na entrega dos resultados pelo Lacen tem levado, em média, de 7 a 8 dias.

A alta demanda sobrecarregou o Lacen, por isso a demora na chegada desses resultados. Antes desse novo pico, a demora era de cerca de 3 a 4 dias para chegada dos exames”, afirmou.

NOVOS CRITÉRIOS DE ISOLAMENTO - Para pacientes assintomáticos ou para aqueles que apresentarem sintomas, o isolamento é de 7 dias. Se no sétimo dia não houver qualquer tipo de sintoma e o paciente não estiver em uso de medicação sintomática, deve retornar a suas atividades. Na persistência dos sintomas, o paciente deverá completar 10 dias de isolamento. Os prazos passam a contar a partir da confirmação por meio de um teste PCR (padrão ouro) ou antígeno.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline