Arapongas

População pode voltar ao trabalho após 7 dias de isolamento

Arapongas está seguindo a nova orientação com respeito a quarentena, recomendada pela Sesa

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia População pode voltar ao trabalho após 7 dias de isolamento
fonte: Pixabay

Arapongas tem seguido a recomendação da SESA-PR que determina um novo prazo de 7 dias para o isolamento de pacientes com casos leves e moderados de Covid-19. Contudo, devido a uma grande demanda em todo o Paraná de testagens pelo exame PCR – que são encaminhados ao Lacen, em Curitiba, tem havido uma demora na chegada dos resultados aos pacientes.

continua após publicidade

Diante deste cenário, o superintende médico de Arapongas, Dr. Fernando Marques, reforça que os pacientes que cumpriram o isolamento de 7 dias, que não apresentem qualquer tipo de sintomas e que não estiverem em uso de medicação sintomática, devem retornar a suas atividades, independentemente de o teste ter chegado ou não.

Com esta nova recomendação de período de isolamento, o paciente tem todo respaldo para voltar ao trabalho, mesmo se não estiver com o resultado em mãos. Mas é importante frisar que se deve encerrar o isolamento de 7 dias e não apresentar nenhum sintoma – e sem uso de medicação, para o retorno ao trabalho. Muitos empregadores estão com receio de aceitar os trabalhadores sem o resultado em mãos, mas o novo protocolo em saúde estabelece novos critérios de isolamento”, enfatiza.

continua após publicidade

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Arapongas, Fernanda Golas, disse que o atraso na entrega dos resultados pelo Lacen tem levado, em média, de 7 a 8 dias.

A alta demanda sobrecarregou o Lacen, por isso a demora na chegada desses resultados. Antes desse novo pico, a demora era de cerca de 3 a 4 dias para chegada dos exames”, afirmou. 

NOVOS CRITÉRIOS DE ISOLAMENTO - Para pacientes assintomáticos ou para aqueles que apresentarem sintomas, o isolamento é de 7 dias.  Se no sétimo dia não houver qualquer tipo de sintoma e o paciente não estiver em uso de medicação sintomática, deve retornar a suas atividades. Na persistência dos sintomas, o paciente deverá completar 10 dias de isolamento. Os prazos passam a contar a partir da confirmação por meio de um teste PCR (padrão ouro) ou antígeno.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News