Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
ARAPONGAS

Obra de Monteiro Lobato é tema de novo espetáculo do Projeto Crescer

Evento mostrou ao público, mais uma vez, o talento das crianças e jovens que frequentam as oficinas culturais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Obra de Monteiro Lobato é tema de novo espetáculo do Projeto Crescer
AutorEvento no Cine Teatro Mauá - Foto: REPRODUÇÃO

O “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, um dos principais livros da obra de Monteiro Lobato, foi tema do Festival Cultural de 2024, apresentado pelos alunos do Projeto Crescer de Arapongas (PR) e que lotou o Cine Teatro Mauá na noite da última sexta-feira (15). O evento mostrou ao público, mais uma vez, o talento das crianças e jovens que frequentam as oficinas culturais do Projeto Crescer, permitindo também uma viagem à produção infantil de um dos escritores mais expressivos da literatura brasileira.

- LEIA MAIS: Emoção! Ex-aluna do Projeto Crescer lança livro "Playlist de Momentos"

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Nascido em 1882, Monteiro Lobato é autor de uma produção reconhecida por sua contribuição na formação do imaginário de gerações de crianças. Um dos aspectos mais importantes de seu trabalho foi a inovação ao inserir elementos da cultura e do folclore brasileiro em suas histórias, tornando-as únicas e profundamente enraizadas na identidade nacional. O espetáculo mostrou que Monteiro Lobato foi pioneiro ao criar um universo literário que refletiu as particularidades do Brasil, desde as paisagens até os personagens.

“É importante destacar o empenho dos alunos e de toda a equipe de professores na preparação de mais um espetáculo, que encantou o público e foi bastante aplaudido”, afirma a diretora do Projeto Crescer, Andressa Fante Reis. Os alunos cantaram, dançaram e tocaram vários instrumentos, tudo tendo como pano de fundo o Sítio do Pica-Pau Amarelo e seus personagens, como Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia, o Saci, a Cuca e o Visconde, entre outros.

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

publicidade

Para o presidente do Projeto Crescer, Paulo Pennacchi, além de divertir, Monteiro Lobato sempre procurou despertar a curiosidade e o pensamento crítico em seus leitores. “Ele era um defensor ardente da educação e acreditava no poder transformador da leitura. Em suas histórias, a ciência e a fantasia coexistem, instigando os jovens leitores a explorar o mundo ao seu redor com uma mente aberta e questionadora”, afirmou Pennacchi na abertura do evento.

Sua esposa, Cleide, destacou que o Projeto Crescer, que estimula de forma permanente o hábito da leitura entre seus alunos, não só como forma de melhorar a redação e a comunicação, mas também como forma de estimular os jovens talentos voltados para a carreira literária, não poderia deixar de abordar no Festival Cultural o universo riquíssimo da obra de Monteiro Lobato. “O público teve a oportunidade de constatar, mais uma vez, que essas crianças e jovens que frequentam o Projeto Crescer fazem mais do que estudar e participar de oficinas culturais e pedagógicas. São crianças e jovens que fazem coisas incríveis, como escrever e lançar livros, encenar peças de teatro, tocar, cantar, dançar, declamar. Fazem coisas que certamente encantariam Monteiro Lobato, que passou boa parte da sua vida lutando justamente para mostrar à juventude o quanto ela pode ser criativa e inteligente através da arte”, destacou Cleide, que atua como conselheira no Projeto Crescer.

A apresentação foi realizada através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínios autorizados pelo Ministério da Cultura.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline