Moradores de Aricanduva denunciam infestação de moscas; veja vídeo
Problema já existe há cerca de três anos e, segundo a comunidade, seria causado por uma granja local
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Moradores de Aricanduva, distrito de Arapongas (PR), enfrentam uma grave infestação de moscas que tem prejudicado a rotina doméstica e o funcionamento de escolas e creches da região. Segundo denúncias da comunidade, o foco do problema seria uma granja local. Embora o caso já tenha sido levado à Prefeitura e aos órgãos ambientais, a população relata que as medidas tomadas até agora foram insuficientes. Assista ao vídeo no fim da matéria.
De acordo com Raíssa Silva, 34 anos, auxiliar de limpeza e moradora, a situação é recorrente há três anos. No entanto, o cenário se agravou drasticamente nos últimos 20 dias. "A gente levanta com mosquito, almoça com mosquito. As crianças das escolas e creches estão sofrendo. Ninguém vive com uma qualidade boa", relatou.
Ainda segundo ela, houve uma melhora temporária que durou cerca de 15 dias, mas a infestação retornou com força total. "Eles falam que o Meio Ambiente vai olhar, mas nada é resolvido. Deram prazo e agora está pior com o calor", comentou.
LEIA MAIS: PCPR na Comunidade leva serviços à população de Arapongas nesta semana
Histórico de tentativas
Esta não é a primeira vez que a comunidade busca socorro. Em junho deste ano, dezenas de moradores da região realizaram um protesto que iniciou no módulo da Polícia Militar e seguiu até a frente da empresa.
Na época, o prefeito municipal, Rafael Cita, se manifestou sobre o problema nas redes sociais da Prefeitura e informou que realizou uma inspeção na granja por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Ele ainda disse que a empresa se comprometeu a tomar medidas para resolver os problemas das moscas.
Procurado nesta semana pelo TNOnline, o prefeito Rafael Cita explicou que a empresa havia sido notificada e o problema resolvido. “Com o retorno, o município novamente irá intervir e notificar a empresa, respeitando os trâmites legais. Caso não solucione o problema, poderá haver o embargo das atividades”, afirmou.
O TNOnline tentou entrar em contato com a granja, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.
Veja o vídeo:
Reprodução via WhatsApp
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline