Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
OBRAS PARADAS

Juiz dá 5 dias para Viapar se manifestar sobre Contorno de Arapongas

Dos três contornos que deveriam ser concluídos, apenas o de Arapongas segue paralisado; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Juiz dá 5 dias para Viapar se manifestar sobre Contorno de Arapongas
Autor Obras do Contorno de Arapongas pararam na fase inicial - Foto: (foto: reprodução)

Em decisão da última quarta-feira (5), o juiz federal Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª. Vara Federal de Curitiba, deu cinco dias de prazo para que a Viapar se manifeste conclusivamente sobre a viabilidade de conclusão do Contorno Viário de Arapongas. O prazo começa a contar a partir da intimação.

-LEIA MAIS: Governo do PR confirma morte de três ocupantes de avião

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A decisão do juiz se dá em Ação Civil Pública em que ele também analisa a longa disputa envolvendo a Viapar, o governo estadual e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Friedmann Anderson lembrou que a concessionária se comprometeu a realizar três contornos (Arapongas, Peabiru e Jandaia do Sul) no prazo de dois anos e que, na iminência do término da concessão, a obra sequer havia sido iniciada.

O Ministério Público Federal propunha três ações contra a Viapar. “Em apertada síntese, a então Concessionária se comprometeu a realizar os três contornos (Arapongas, Peabiru e Jandaia do Sul) no prazo de dois anos a partir da imissão na posse de todas as áreas necessárias às obras”, prossegue o juiz na sua análise.

A partir daí, mesmo executando as obras de Jandaia do Sul e Peabiru, iniciou-se uma divergência entre a Viapar e o DER em relação a quem caberiam os custos referentes ao processo de desapropriação.Mais adiante, o juiz refuta os argumentos da Viapar para adiar por mais tempo o reinício das obras do Contorno Viário de Arapongas, como a falta de receita em virtude do encerramento da concessão ou de um reequilíbrio financeiro que pudesse permitir que arcasse com os custos de desapropriação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se, num contexto de livre vontade, a Viapar concordou com cláusulas que a obrigavam à conclusão das desapropriações e ao ressarcimento dos expropriados, é porque entendia ser capaz de sustentar a equação entre direitos e deveres”, afirmou o magistrado. “Não pode, agora, pretender impor, à parte contrária, responsabilidade pela qual voluntariamente se comprometeu”, acrescentou.

Rafael Cita, procurador do Município, avalia que a decisão do juiz federal é muito bem-vinda. “A Justiça Federal, com esta decisão, dá um ultimato à concessionária para que efetivamente realize a obra ou, se mantiver as indevidas justificativas, esteja ciente de que possivelmente sofrerá as graves consequências do descumprimento do acordo que ela própria assinou”, afirma o procurador.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline