Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
PROJETO

Iniciativa da PM fortalece segurança no comércio de Arapongas

Projeto inclui patrulhamento, visitas e troca de informações por meio de grupo de WhatsApp

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Iniciativa da PM fortalece segurança no comércio de Arapongas
AutorSoldados Diogo e Gabriela estão à frente do projeto em Arapongas - Foto: Foto: Lis Kato/TNOnline

A Polícia Militar (PM) de Arapongas (PR) implementou um projeto de policiamento focado na área comercial da cidade para reforçar a segurança e estreitar laços com a população. A novidade, em vigor há pouco mais de um mês, utiliza o patrulhamento ostensivo e a criação de um grupo de WhatsApp exclusivo com empresários para garantir maior agilidade no atendimento de ocorrências e elevar a sensação de segurança. Assista ao vídeo.

- LEIA MAIS: Romu apreende mais de 2,6 kg de drogas em "depósito" na Vila Iguaçu

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O projeto foi idealizado para ir além do patrulhamento convencional, buscando uma parceria direta e contínua com os comerciantes e seus funcionários. Uma equipe especializada, em horário comercial e atuando tanto com viaturas quanto a pé, tem intensificado as rondas e realizado visitas presenciais aos estabelecimentos. O objetivo dessas interações é apresentar e explicar a proposta do projeto, além de coletar as particularidades e demandas de segurança enfrentadas diariamente por cada empresário.

O ponto central da estratégia de comunicação é o grupo de WhatsApp, que permite um canal direto entre a equipe de patrulhamento e os comerciantes. Por meio do canal são repassadas informações como a ocorrência de crimes ou outras situações suspeitas com mais agilidade.

"O grupo serve como um contato direto para repassar informações para a gente. Se ocorreu algum crime, ou algo relevante, eles podem usar esse grupo" explica a soldado Gabriela Felicio, que está à frente do projeto em conjunto com o soldado Aécio Diogo de Carvalho Neto.

publicidade

Conforme o soldado Diogo, a agilidade tem se mostrado eficaz. “Em pouco tempo alguns casos já foram atendidos. O comerciante informa rapidamente no grupo e a equipe já consegue fazer a abordagem e registrar a ocorrência contra a pessoa que cometeu o crime”, salienta.

A iniciativa não visa apenas a repressão, mas também o patrulhamento preventivo. A presença constante e a maior liberdade de comunicação têm encorajado os comerciantes a relatar incidentes que, antes, não chegavam ao conhecimento da PM. "Com essa proximidade, nós conseguimos que eles relatem as coisas do dia a dia. De repente ocorreu furto de um item de valor baixo e o comerciante acaba não informando. Estamos orientando que registre sim o boletim" afirma a soldado Gabriela.

A orientação agora é para que todos os incidentes sejam registrados, não importa o valor. A coleta desses dados é crucial, pois permite à polícia identificar padrões, áreas de maior incidência e características de suspeitos que, muitas vezes, atuam em série.

publicidade

"O grupo não substitui o número de emergência. Em situações de crime ligue 190 e compartilhe as informações no grupo", assinala Gabriela.

O modelo de policiamento de proximidade não é inédito e tem como base um projeto de sucesso iniciado em Londrina (PR) que resultou em maior acesso da polícia a regiões antes consideradas de difícil acesso. Devido ao êxito, o projeto está sendo expandido para todo o estado do Paraná, e Arapongas se destaca como uma das primeiras cidades a implementar a medida.

Assista ao vídeo:

publicidade


PM de Arapongas cria grupo no WhatsApp exclusivo para comerciantes.Para ficar por dentro de todas as notícias de Apucarana e região, acesse o site TNOnline: ... TNOnline TV



publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline