MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Hospitais de sete municípios da região vão ofertar o teste do pezinho ampliado, diz Cisvir

Assunto foi discutido nesta sexta-feira (11) pelo consórcio em reunião; região será pioneira no Paraná na oferta do serviço

Da Redação

·
Rafael Cita e equipe do Cisvir discutem oferta do teste do pezinho ampliado
Icone Camera Foto por Divulgação
Rafael Cita e equipe do Cisvir discutem oferta do teste do pezinho ampliado
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.07.2025, 16:13:19 Editado em 11.07.2025, 16:13:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O teste do pezinho ampliado será disponibilizado para todos os nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais de sete municípios da região: Arapongas, Apucarana, Faxinal, Jandaia do Sul, São Pedro do Ivaí, Grandes Rios e Kaloré. A oferta será possível após convênio firmado entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e a Itaipu Binacional, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

-LEIA MAIS: Apucarana investe R$ 500 mil para garantir atendimentos no Cisvir

continua após publicidade

O assunto foi discutido nesta sexta-feira (11) em reunião comandada pelo prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), presidente do Cisvir, com a diretora-geral do Cisvir, Letícia Bento, a diretora-administrativa do consórcio, Danubia da Silva, o controlador da entidade, Henrique Garcia Filetti, e o diretor do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul, Simão Nicolau Stelmastchuk.

-LEIA MAIS: Audiência pública sobre pavimentação de estradas ocorrerá em Arapongas

Hoje, o teste do pezinho detecta seis doenças. Com este convênio, nós vamos implantar o teste do pezinho ampliado, que pode fazer a detecção precoce de até 32 patologias”, detalha Letícia Bento.

continua após publicidade

Segundo ela, já existem pesquisas e evidências de que esse método pode auxiliar também na investigação do transtorno do espectro autista, embora o diagnóstico seja clínico.

“A universidade vem com o capital intelectual, com os pesquisadores. O Cisvir vai colocar uma equipe para dar o suporte, com farmacêutico, depois um pediatra e uma nutricionista para continuar o cuidado dessa criança após detecção”, acrescenta.

Atualmente, no Paraná, o Sistema Único de Saúde (SUS) não oferta ainda o teste do pezinho ampliado. Segundo a diretora-geral do Cisvir, somente São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal tem o serviço implantado. "Com esse convênio, a gente fica à frente de muitos estados”, pontua.

continua após publicidade

Rafael Cita ressalta a importância da conquista. “Esta é mais uma parceria muito importante para trazer mais qualidade de vida para os nossos bebês. Um projeto crucial, de muita relevância, e destaco o pioneirismo do Cisvir em proporcionar mais este serviço para a população”, finaliza.

O convênio está em fase de implantação e ainda depende de contratação de bioquímico via Processo Seletivo Simplificado (PSS), entre outros trâmites. A oferta dos testes deve ocorrer em breve.

CISVIR

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região é referência para atenção ambulatorial especializada para os 19 municípios conveniados (Apucarana, Arapongas, Borrazópolis, Bom Sucesso, California, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marumbi, Marilândia do Sul, Maua da Serra, Novo Itacolomi, Pitangueiras, Rio Bom, Sabáudia e São Pedro do Ivaí e Rosário do Ivaí), beneficiando, hoje, uma população estimada de cerca de 400 mil habitantes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Hospitais de sete municípios da região vão ofertar o teste do pezinho ampliado, diz Cisvir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!