Honpar vai aderir ao mutirão da Sesa para zerar filas de cirurgias
Adesão deve zerar fila de espera nos 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana

A adesão do Hospital Norte Paranaense (Honpar) ao mutirão de cirurgias eletivas (não emergenciais) da Secretaria de Estado da Saúde, deve contribuir para zerar a fila de espera, no âmbito dos 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana.
?? LEIA MAIS: "Guerra dos bonés" na política movimenta fábricas em Apucarana
?? Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
O tema foi abordado recentemente, em Curitiba, durante reunião mantida pelo secretário de estado da saúde, Beto Preto, com o Dr. Roberto Koch, representando o Honpar.
Nesta quarta (26) o tema foi retomado em Arapongas, na sede do Honpar, quando o diretor da 16ª RS, Lucas Leugi, acompanhado de Marcos Vinicius Oliveira da Costa (assessor da direção), se reuniu com o Dr. Roberto Koch; Dr. Ricardo Akira (coordenador do Coreme); Ivo Koch (Coordenador de obras) e Mero Benites (diretor administrativo).
No diálogo, Roberto Koch reiterou que o Honpar quer participar do mutirão de cirurgias eletivas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio de vagas extras, sem prejuízo da fila de cirurgias de urgência e emergência. “Podemos atender a demanda de cirurgias em diversas especialidades, tais como oftalmologia, vascular, ortopedia e urologia, entre outras. A prioridade seria atender os pacientes de Arapongas, Apucarana e de outras cidades mais próximas”, anunciou Koch.
Lucas Leugi explica que a adesão do Honpar deve ser formatada nas próximas semanas. “Desejamos que os pacientes passem por consultas e exames, e que as cirurgias sejam agendadas, com todos procedimentos sendo feitos no próprio Honpar”, informa Leugi, frisando que isso será viabilizado com cotas extras.
O secretário de saúde Beto Preto destaca que a Sesa, com total apoio do governador Ratinho Junior, vai bancar os custos deste mutirão de cirurgias eletivas por todo o Paraná.
“Entre estas cirurgias se incluem procedimentos de laqueadura, hérnia, oftalmológicas, hemorroida, fístula, vesícula, vasectomia e das áreas de otorrino e ortopedia”, pontua Beto Preto.
