GM resgata 24 aves silvestres mantidas em cativeiro em Arapongas
Animais estavam escondidos nos fundos de uma residência; responsável foi encaminhado à delegacia pela corporação
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Uma ação da equipe Ambiental da Guarda Municipal (GM) de Arapongas resultou no resgate de dezenas de pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro na tarde de terça-feira (6). A ocorrência foi registrada no Jardim Alto da Boa Vista, após denúncias encaminhadas à Secretaria do Meio Ambiente (SEASPMA).
-LEIA MAIS: Mãe e filho assassinados em Campo Largo serão sepultados em Arapongas
De acordo com a corporação, as informações apontavam que um morador mantinha uma criação de aves silvestres em um cômodo nos fundos de sua casa. Após tentativas anteriores sem sucesso de encontrar alguém no imóvel, a equipe retornou ao local nesta terça-feira e conseguiu contatar o proprietário.
O morador permitiu a entrada dos agentes para a fiscalização, momento em que foi confirmada a veracidade das denúncias. No local, foram encontradas diversas gaiolas contendo aves exóticas, híbridas e silvestres.
Espécies apreendidas
Ao todo, os agentes contabilizaram 24 aves da fauna silvestre (cuja manutenção em cativeiro sem autorização é crime), além de outros pássaros exóticos. A lista de animais resgatados inclui:
- 15 Pintassilgos;
- 03 Coleiros;
- 02 Azulões;
- 01 Trinca-ferro;
- 01 Bigodinho;
- 01 Tiê-preto;
- 01 Tico-tico-rei.
Além destes, foram encontrados 18 canários (belgas e híbridos conhecidos como "Pintagol").
Destino dos animais
Todas as aves foram recolhidas e encaminhadas para a Unifil, em Londrina. Elas passarão por avaliação e cuidados veterinários para, posteriormente, serem reabilitadas e devolvidas à natureza.
O responsável pelos animais foi conduzido à 22ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Ele também deverá comparecer à Secretaria do Meio Ambiente em data futura para a formalização do Auto de Infração Ambiental (AIA), o que deve gerar multa.
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline