Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
PLANEJAMENTO

Fórum destaca ações estratégicas para mulheres e idosos em Arapongas

Convidada de honra foi a deputada federal e também secretária da Secretaria de Estado de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Fórum destaca ações estratégicas para mulheres e idosos em Arapongas
Autor Evento termina nesta sexta-feira em Arapongas - Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (27), em seu 5º painel de palestra e debate, o 1º Fórum Municipal de Planejamento “Arapongas para os próximos 20 Anos” teve como principal tema a importância de políticas públicas voltadas às mulheres e também para a pessoa idosa. A convidada de honra foi a deputada federal e também secretária da Secretaria de Estado de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Com a presença do prefeito Sérgio Onofre, a bancada de representantes que participaram das mediações contou também com a desembargadora e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo, secretária municipal de Assistente Social, Terezinha Canassa, secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, Mariza Bazana, a diretora e coordenadora pedagógica da Academia Washington, Nalini Indira da Costa, e a advogada Bruna Tamiris Francisco.

-LEIA MAIS: Fórum discute os próximos 20 anos de Arapongas; veja o vídeo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Sérgio Onofre reiterou que a gestão municipal tem buscado implantar cada vez mais serviços que vão ao encontro dos anseios das mulheres. “A grande liderança é feminina. No funcionalismo público de Arapongas, elas são maioria – mais 70%. Por isso, é fundamental a implementação de projetos, programas e iniciativas que atendam as expectativas e demandas das mulheres”, disse.

Terezinha Canassa também pontou os atendimentos socioassistenciais. “Temos uma gestão voltada para a atenção com a população, mas é importante ressaltarmos aqui aqueles que são voltados para as nossas mulheres e também aos idosos. Reconhecimento e valorização é o que dos nós merecemos”, disse. A secretária Niele enalteceu a atenção exclusiva à alimentação saudável e recursos que cooperam com capacitações direcionadas para as mulheres. “A nossa Cozinha Escola oferece cursos gratuitos para a população e as nossas mulheres são as que mais procuram. Com os cursos – na área de culinária, por exemplo - é possível gerar renda dentro do próprio lar”, mencionou.

A desembargadora Joeci Machado Camargo aproveitou para incentivar a cada uma das mulheres que acompanham o debate. “Eu sou por que nós somos. Uma mulher tem o poder de transformar e elevar tantas outras. Há mais de 21 anos desenvolvo o projeto Justiça no Bairro, que aproxima os serviços jurídicos à população de maior vulnerabilidade. E ao longo do caminho, podemos contribuir com a mudança de vida de muitas delas”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leandre Dal Ponte ministrou palestra com a abordagem “Mulheres e Democracia”, além de recortes sobre envelhecimento ativo e saudável, sororidade, empoderamento e equidade de gênero. “Quem sabe do que uma cidade precisa é quem vive nela. E esse Fórum de Arapongas possibilita falarmos de mulheres para mulheres. Sobretudo na busca e implantação de mecanismos que unam e chamem as mulheres para o centro da discussão. Me sinto abraçada toda vez que venho a Arapongas. E vejo aqui a oportunidade para que as mulheres se manifestem e tomem decisões assertivas”, salientou.

RECURSO

Na mesma oportunidade, Arapongas recebeu pela segunda vez os recursos do Governo do Estado do Paraná (R$ 900 mil) - deliberação 004/2024, através da Secretária Estado de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. O recurso também é reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para às mulheres de Arapongas, por meio da Secretaria de Assistência Social, CREAS, Abrigo Refúgio das Marias e Conselho da Mulher de Arapongas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3º PAINEL - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Com o tema “Cidade Mais Desenvolvimento Econômico”, Ronaldo Trogo, economista do Banco do Brasil, fechou na noite de quarta-feira o primeiro dia do Fórum Municipal de Planejamento. O evento reuniu lideranças empresariais e do comércio, secretários municipais, vereadores, professores, estudantes e representantes de outros segmentos. Durante a palestra, foi apresentado um resumo do cenário econômico do Brasil, do Paraná e de Arapongas, bem como as oportunidades de investimento no presente e projeções para investimentos futuros. O Paraná, por exemplo, responde por 6,1% do PIB nacional, 37,3% do PIB do Sul, tem um PIB per capita de R$ 47,4 mil, uma população de 11,6 milhões de habitantes e 399 municípios. Arapongas tem o 280º. maior PIB do Brasil (que tem 5.570 municípios), o 17º. maior PIB do Paraná e 126,5 mil habitantes.

Outro indicador apresentado foi o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Arapongas partiu de 0,83 em 2005, subiu para 0,84 em 2012, caiu para 0,80 nos anos de 2013 a 2015 e em 2021 subiu para 0,85.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline