A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reitera sobre o pré-cadastro do Serviço Família Acolhedora – programa voltado para o acolhimento temporário de crianças ou adolescentes que estão afastadas do convívio familiar em decorrência de alguma medida de proteção. O serviço será implementado em 2025.
Ainda conforme a Semas, as famílias cadastradas previamente terão a oportunidade de receber em suas casas essas crianças ou adolescentes, cuidando delas enquanto não retornam para suas famílias de origem.
📰 LEIA MAIS: Levantamento aponta risco médio de infestação da dengue em Arapongas
O programa família acolhedora é um apoio à criança ou adolescente, devendo oferecer além do acolhimento, cuidado, afeto e se responsabilizando pelas atividades cotidianas do acolhido até que possa retornar para a sua família de origem ou seja encaminhado para adoção.
O que é necessário para ser uma família acolhedora?
- Ser maior de 18 anos, sem restrição de gênero e de estado civil
- Residir no município de Arapongas há mais de 01 ano
- Não ter interesse em adotar
- Não possuir antecedentes criminais
- Ser considerada apta a receber a criança/adolescente após a avaliação da equipe técnica (assistente social e psicóloga do Serviço)
- Ter a aprovação de todos os membros residentes em seu domicilio
COMO PARTICIPAR?
Inicialmente, todas as famílias interessadas, deverão realizar o pré-cadastro no link (clique aqui), não sendo necessário nesse primeiro momento a apresentação de documentos. Além disso, devem aguardar o contato da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
As famílias passarão por entrevista social pela equipe técnica de Capacitação – com objetivo de ajudar a entender sobre a função. Também serão avaliadas para saber se estão aptas para o serviço. Vale ressaltar que durante todo o processo de acolhimento, a família será acompanhada pela equipe técnica do Serviço Família Acolhedora. “Ser Família Acolhedora é uma ação que tem começo, meio e fim. Mas o resultado é para sempre. Uma ajuda momentânea que pode mudar a história de uma vida”, acrescenta Canassa.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Para maiores informações, os interessados podem ligar ou enviar mensagens ao Whatsapp: (43) 3902- 1335 (SEMAS).
Deixe seu comentário sobre: "Família acolhedora: veja como participar do programa socioassistencial"