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TRECHO DE 17 KM

Estrada que desvia de pedágio será asfaltada e pode virar rota alternativa

Trecho de 17 quilômetros encurta caminho entre cidades do Paraná e foge de praça de pedágio prevista em novo lote de concessões

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Estrada que desvia de pedágio será asfaltada e pode virar rota alternativa
AutorEstrada tem 17 km de extensão - Foto: Cindy Santos/TNOnline

Com 17 quilômetros de extensão, a Estrada do Araguari promete encurtar o caminho entre Arapongas e Londrina, na região Norte do Paraná, desviando do futuro pedágio no trecho, que deve ser implantando a partir da licitação do lote 4 de concessões.

-LEIA MAIS: ANTT publica editais de concessão dos lotes 4 e 5; saiba mais

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Os lotes 4 e 5 de concessão das rodovias do Paraná serão leiloados nos dias 23 e 30 de outubro, respectivamente. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última terça-feira (15). A praça de pedágio de Arapongas deve ser reativada.

Com isso, a pavimentação da estrada ganhou importância para motoristas das duas cidades e também de Apucarana e todo Vale do Ivaí. A estrada pode ser alternativa, inclusive, para motoristas que seguem destino ao Norte Pioneiro e São Paulo.

Dos 17 km da Estrada do Araguari, a maior parte, cerca de 12km, está nos limites do município de Arapongas e já possui calçamento com pedras irregulares, que devem servir como base para a pavimentação. Os demais 5 km adentram a cidade de Londrina, onde a estrada de terra é nomeada como Santa Maria ou Ponto Mineiro, e serão pavimentados do zero.

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A estimativa de custos para recape dessa área com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é de, aproximadamente, R$7,5 milhões. A pavimentação ainda está na fase de projetos.

O prefeito Tiago Amaral (PSD) afirma que a obra integra o projeto Caminhos da Integração, que visa fomentar o desenvolvimento regional, interligando Londrina às demais cidades da região norte do Paraná, como Apucarana, Marilândia do Sul, Rolândia e Cambé, entre outras. “Vamos conectar Londrina com o Norte Pioneiro por intermédio de uma ponte que vamos fazer, e também com Tamarana. Essa será a grande conexão que vai fazer Londrina voltar a ser, realmente, cidade de referência e integradora com a região norte do Paraná”, disse.

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), explica que ainda não há prazo para o início da pavimentação. Segundo ele, existe um cronograma que precisa ainda ser cumprido junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), órgão responsável por essa tramitação.

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							Estrada que desvia de pedágio será asfaltada e pode virar rota alternativa
AutorParte da estrada é pavimentada com pedras irregulares - Foto: Cindy Santos/TNOnline


“Temos a palavra do governador Ratinho Júnior de que esse investimento será feito, então estamos correndo com os projetos. Desde a eleição, Tiago e eu temos conversado sobre essa integração, não só entre Londrina e Arapongas, mas de toda região, porque é necessária. Fazemos divisa com Londrina e outras cidades em vários pontos, e aqui será o ponto de partida, o início dessa integração com toda região. Temos várias etapas a cumprir, mas o início está sendo hoje. E vamos tocar sempre juntos, pois a ideia é crescer cada vez mais”, afirmou.

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O superintendente geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, trabalha para agilizar a obra. Ele reforçou a importância da pavimentação para toda a região Norte. “Antes mesmo do Tiago assumir a Prefeitura, ele foi na Amepar e fez um discurso sobre a integração dos municípios. Essa será a primeira obra desse projeto, e toda região ganha com ela. Há muitos anos precisávamos disso, fortalecer nossa região, e agora creio que será realidade”, completou.



							Estrada que desvia de pedágio será asfaltada e pode virar rota alternativa
AutorTrecho encurta caminho até Londrina - Foto: Cindy Santos/TNOnline


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LOTE 4

O lote 4 de concessões de rodovias soma 627,52 quilômetros de extensão e abrange três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). O trecho passa pelas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, conectando tanto a fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.

Os investimentos previstos chegam a R$ 18,2 bilhões, sendo R$ 10,9 bilhões em obras. O projeto contempla uma série de melhorias e ampliações na infraestrutura viária, incluindo 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais e 59 quilômetros destinados à implantação de contornos (Nova Londrina, Itaúna do Sul, Oeste de Maringá e Norte e Leste de Londrina). Também estão previstos 39,4 quilômetros de vias marginais e 34 quilômetros de ciclovias, além de 39 passarelas, oito passa-faunas, pontos de ônibus e outras melhorias.

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