Um monumento em formato de pirâmide com uma luz no topo tem chamado a atenção de quem passa pela rotatória do Cemitério Municipal, no início da Avenida Gaturamo, em Arapongas (PR). A estrutura, que ainda não foi oficialmente inaugurada, fica em frente à Praça Luiz Treglia Junior e é fruto de um projeto inédito que envolveu as quatro Lojas Maçônicas da cidade: Estrela de Arapongas, Pássaros da Paz, Túlio França e Araponga.
LEIA MAIS: TRE-PR marca julgamento que pode confirmar cassação de Lenharo
Segundo Orestes Lima Caldeira, de 45 anos, Venerável de Honra, a escolha da pirâmide com uma luz no topo carrega significados importantes para a maçonaria. A forma geométrica representa firmeza, equilíbrio e elevação espiritual, enquanto a luz simboliza a presença e inspiração divina, algo que vem de Deus para iluminar o caminho da comunidade. “O local foi escolhido por ser um ponto de grande circulação na cidade, permitindo que o monumento seja visto e apreciado por todos. Este é um presente especial que as Lojas Maçônicas estão oferecendo à população de Arapongas”, comentou.
Ainda de acordo com ele, a iniciativa representa a união da maçonaria local em um projeto que vem sendo idealizado há aproximadamente oito anos. “Este trabalho conjunto é um marco muito importante para nossa Ordem, pois demonstra, na prática, a fraternidade e a união que cultivamos”, afirmou Oreste.
A inauguração está marcada para o dia 20 de agosto, às 9h, data em que se comemora o Dia do Maçom.
Programa Municipal “Adote uma Praça ou Canteiro”
Oreste explicou que a construção da obra somente foi possível graças ao Programa Municipal "Adote uma Praça ou Canteiro", previsto na Lei nº 4.591, de 2017. Por meio dele, as Lojas adotaram oficialmente o espaço público, assumindo a responsabilidade pela manutenção e conservação do local. Toda a obra foi custeada com recursos 100% das quatro Lojas Maçônicas, sem a utilização de verbas públicas.
Deixe seu comentário sobre: "Entenda o que significa a pirâmide construída em Arapongas"