Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
POLÊMICA

Emenda prevê aumento de 15 para 17 vereadores em Arapongas

Proposta de alteração à Lei Orgânica foi lida nesta segunda-feira (31) em sessão extraordinária e abre caminho para decreto-legislativo aumentar vagas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Emenda prevê aumento de 15 para 17 vereadores em Arapongas
Autor Foto por (foto: reprodução) - Câmara de Arapongas discute aumento de cadeiras no Legislativo

Um projeto de emenda à Lei Orgânica, apresentado nesta segunda-feira (31) pelo presidente da Câmara de Arapongas e por mais quatro vereadores, abre caminho para o aumento do número de vagas no Legislativo do município de 15 para 17 na próxima legislatura. A leitura da proposta foi feita durante sessão extraordinária, no encerramento do recesso legislativo.

-LEIA MAIS: Câmaras de Apucarana e região debatem aumento do número de vereadores

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Câmara de Arapongas é a primeira da região a discutir em plenário o aumento de cadeiras, que precisa ser feito até um ano antes das eleições municipais de outubro de 2024. O tema gera polêmica e setores da sociedade araponguense, como alguns clubes de serviço, já reagem negativamente à proposta.

A primeira votação deve ocorrer na próxima segunda-feira (7), na primeira sessão ordinária do segundo semestre. Conforme a Lei Orgânica, a matéria precisa ser votada em dois turnos, com intervalo de 10 dias. É necessário o quórum mínimo para aprovação.

O projeto de emenda à Lei Orgânica altera os artigos 12 e 13 da Lei Orgânica do Município de Arapongas. O artigo 12 passar a ter seguinte redação: “O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta por 17 vereadores, eleitos pelo sistema proporcional, por voto direto e secreto, observadas as condições de elegibilidade determinadas pela legislação.” Já o artigo 13 recebe o novo texto: “O número de vereadores será fixado pela Câmara Municipal observado o disposto no art. 29, IV, da Constituição Federal.”

publicidade

Como se trata de mudança na Lei Orgânica, a proposta é assinada por cinco vereadores: presidente da Casa, Márcio Antonio Nickenig (PSD); Milton Aparecido Xavier, o Toxinha (PSD); Rodrigo de Deus (Republicanos); José Maria da Silva (PTB) e Antonio Aparecido Ribeiro dos Santos, o Toninho da Ambulância (PL).

Na justificativa, eles argumentam que a Constituição Federal permite o aumento de vagas. “A Constituição Federal exige que o número de vereadores seja fixado em consonância ao princípio da representatividade populacional e de acordo com o efetivo populacional apurado por órgão competente, e que somente produzirá efeito para a próxima legislatura”, afirmam os vereadores. Eles fazem referência ao texto da lei federal que permite 17 cadeiras nas cidades entre 80 mil e 120 mil habitantes.

Caso aprovada a mudança na Lei Orgânica, a Mesa Executiva da Câmara poderá então apresentar um decreto-legislativo estabelecendo a nova composição, com mais duas vagas. Segundo informações obtidas pelo TNOnline, os vereadores já teriam acordado com a ampliação para 17 cadeiras na próxima legislatura.

publicidade

Cada vereador recebe em Arapongas um subsídio de R$ 11.468,25 e tem direito a dois assessores.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline