MAIS LIDAS
VER TODOS

Direitos da Pessoa com Deficiência

Conferência define propostas para evento estadual

Na oportunidade, foram estabelecidos os quatro eixos norteadores.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.10.2021, 16:01:10 Editado em 13.10.2021, 16:00:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No último dia 8, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório do Paço Municipal. De maneira on-line e presencial, o encontro teve como pauta o tema: “ Assistência Social: Direito do povo e Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, e o subtema: “Direito à Inclusão das Pessoas com Deficiência”.

continua após publicidade

Na oportunidade foram estabelecidos os quatro eixos norteadores. São eles: estratégias para manter e aprimorar o controle social; assegurar a participação da pessoa com deficiência; acesso das pessoas com deficiência para a construção de políticas públicas; financiamento das políticas públicas para a pessoa com deficiência e acessibilidade e tecnologia assistiva.

Segundo a secretária da pasta, Ismailda Ferreira de Lima da Silva, a II Conferência possibilitou um espaço de discussão e deliberação de políticas públicas que vêm ao real encontro das necessidades da população. “ Trouxemos uma discussão avaliativa do atendimento dos direitos das pessoas portadoras de deficiência nas mais diversas políticas, e áreas importantes, como saúde, educação, lazer, esporte e assistência social. O intuito é o de aprimorar e garantir a implementação de serviços específicos para esta população”, disse.

continua após publicidade

O evento contou com a participação do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, que reafirmou a importância do desenvolvimento de ações inclusivas. “ A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência traz questões importantes. Novas ideias e ações a serem colocadas em práticas. Dentro de uma gestão participativa. Temos profissionais competentes na nossa Semas que fazem todo esse serviço. A atuação do poder público deve ser feita para o bem de todos e todas”, salientou.

Ainda durante o evento foi aprovado o regimento interno, além de uma palestra ministrada pela conferencista, Talita Silva de Jesus, que também é assistente social na APAE Arapongas. Ao final, foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento será realizado virtualmente nos dias 14, 15 e 16 de dezembro.

Participaram também do evento, o vereador Major Arduin, o vice-presidente da Federação das Apaes do Paraná (Feapaes-PR), Pedro Paulo Bazana, representantes de entidades, clubes de serviços e profissionais da Assistência Social.

continua após publicidade

GRUPO ELEITO:

Sociedade civil

Silvio Marcos Gomes - APPDA (titular)

continua após publicidade

Sonia Aparecida Perugini Pombolo - APAE (suplente)

Governamental

Silvana Aparecida Rezende (titular)

Joannes Gabriela Soares de Sá (suplente)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Conferência define propostas para evento estadual"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!