MAIS LIDAS
VER TODOS

Assembleia itinerante

Arilson indica personalidades de Apucarana e Arapongas para homenagens

Deputado escolheu representantes de diferentes setores dos dois municípios; veja

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.01.2024, 14:41:59 Editado em 31.01.2024, 14:42:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cinco pessoas foram escolhidas pelo deputado Arilson Chiorato (PT) para receber menção honrosa da Assembleia Legislativa (Alep) durante sessão itinerante, que será realizada nesta quarta-feira (31), a partir das 18 horas, no Expoara, em Arapongas, palco da Movelpar Home Show 2024.

continua após publicidade

“A tarefa de escolher essas personalidades não foi fácil, mas busquei por nomes respeitados em diferentes setores, para que o maior número de pessoas possa se sentir representadas com essa homenagem da Assembleia”, diz.

O parlamentar indicou pessoas de Apucarana e Arapongas com atuação notável em diferentes setores, como educação, esportes, autismo, projetos sociais, saneamento e agricultura. Confira os homenageados:

continua após publicidade

1 - Maria Aparecida Barreto Honorato (Apucarana)

Formada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Pedagogia, desde que chegou em Apucarana em 2019, não mediu esforços para que famílias com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista tivessem informação de qualidade sobre autismo e atendimento especializado. Incansável, ela conseguiu, através de parcerias, a reforma da sede da associação, montou uma equipe multidisciplinar para suprir a demanda e trabalha incessantemente para que a Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA) cresça e se torne referência no Vale do Ivaí.

2 - José Cristiano Ribeiro dos Santos (Arapongas)

continua após publicidade

Filho do seu Raymundo e da dona Nair, motivado pelas aulas de Química e pelas feiras de ciência da escola, com apenas 15 anos de idade, foi buscar um curso técnico em Curitiba. Na oportunidade, ele conheceu a matéria de Saneamento. Em março de 2023, José Raimundo completou 50 anos de dedicação à área de Saneamento. Após passar quase duas décadas na Sanepar, ele resolveu empreender e criou a sua própria empresa, a Hidrogeron em Arapongas. Com o apoio dos filhos, ele comanda a empresa especializada em cloração. Contribuindo desta forma, com a saúde da população e também com o meio ambiente. Atualmente, cerca de 100 pessoas trabalham na Hidrogeron.

3 - Jurnadel Costa Sousa Ferreira (Apucarana)

Filha do primeiro professor de Apucarana, Francisco Alves de Souza, Jurnadel Costa Sousa Ferreira, a Jurna, como é carinhosamente chamada por amigos e por sua legião de ex-alunos, fez do magistério sacerdócio. Ela é formada em Economia pela antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), atual Unespar, mas se encontrou mesmo como professora ao fazer Pedagogia pela Faculdade de Jandaia do Sul (FAFIJAN). A dedicação de Jurna para que seus alunos tivessem acesso à educação de qualidade é reconhecida até os dias de hoje.

continua após publicidade

4 – Miguel Massake Makiyama (Arapongas)

Carinhosamente chamado de seu Miguel, sempre foi atuante no desenvolvimento da comunidade, principalmente na construção da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Esperança, nos anos de 1950 a 1955, em Arapongas. Sempre dedicado a pesquisa, em especial na área da fruticultura, iniciou investimento pelo fruto de um abacateiro, e o nomeou de Margarida, em homenagem a sua esposa. Atualmente é referência quando se trata de abacate, sendo indicado pela Secretaria Estadual de Agricultura do Estado, antigo IAPAR e outros institutos e faculdades para orientar pesquisadores, agricultores e estudantes. A descoberta de Makiyama contribuiu com o melhoramento do fruto e também para que o município se tornasse um dos maiores produtores do fruto do Paraná.

5 - Luiz Katsutoshi Hirose (Apucarana)

Discreto, seu Luiz Hirose construiu uma trajetória de sucesso. De origem humilde, ele construiu uma trajetória bem-sucedido na área da construção civil, mas quem o conhece sabe que seu maior exemplo não vem dos negócios, e sim do seu coração generoso. Talvez, muita gente não saiba deste seu lado justamente porque leva a sério os ensinamentos do evangelista Matheus, quando diz: “Que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita”. Tem uma longa história com a Apae de Apucarana e também com outros projetos sociais. Além disso, seu Luiz Hirose é desportista nato, com interesse especial pelo futsal e pelo futebol. Ele também é veterano do Atlético Clube Apucarana (Vaca) e considerado um embaixador do esporte.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arilson indica personalidades de Apucarana e Arapongas para homenagens"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!