Arapongas terá fiscalização automática de avanço de sinal vermelho
Município inicia processo de licitação para implantar sistema em15 cruzamentos com semáforos na cidade

Arapongas, no norte do Paraná, deve implantar ainda no primeiro semestre deste ano o sistema de fiscalização automática de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Quinze cruzamentos com semáforos vão receber câmeras panorâmicas de monitoramento 24 horas. A medida tem como objetivo trazer mais segurança no trânsito da cidade.
O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas (Sestran), Paulo Sérgio Argati, afirma que o município está iniciando a licitação para contratar uma empresa que será responsável pela implantação do sistema. O investimento anual deve passar de R$ 1 milhão. A intenção da Sestran é iniciar a fiscalização eletrônica dentro de três meses.
O assunto também foi discutido recentemente pelo Conselho Municipal de Trânsito e Segurança Pública (Comuts). Com uma frota de 93.285 veículos, segundo levantamento de dezembro do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o município entende ser necessário esse serviço. “Nossa frota é muito grande e temos registrado acidentes graves por conta do avanço no sinal vermelho”, explica Argati. Foram registrados 67 acidentes nesses cruzamento semafóricos em 2022.
Segundo ele, o sistema já foi implantado em outros municípios do Estado, como Sarandi, Paranavaí e Umuarama. Antes da ativação, o secretário pondera que uma grande campanha de orientação será realizada em Arapongas. Os locais também serão amplamente sinalizados.
Argati explica que a emissão das multas não será automática. O motorista que avançar o sinal ou parar na faixa de pedestre vai gerar um “evento” no sistema. No dia seguinte, um agente de trânsito irá analisar os alertas de infrações e confirmar as irregularidades. Somente então o procedimento irá adiante. O avanço de sinal vermelho é uma infração de natureza gravíssima que gera multa de R$ 293,47, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Essa confirmação feita pelo agente é importante para evitar qualquer tipo de injustiça, porque vai confirmar visualmente o evento gerado pelo sistema. Isso porque pode acontecer de o motorista avançar o sinal ou parar na faixa de pedestre por conta de situações alheias, como a passagem de uma ambulância, por exemplo”, assinala Argati.
O sistema também vai auxiliar na segurança pública do município. “Além da questão do trânsito, as câmeras serão interligadas com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e podem ajudar também na solução de crimes”, pontua o secretário.
Em 2022, Arapongas registrou 894 acidentes de trânsito, com 12 mortes e 471 feridos. Foram também 51 casos de atropelamento envolvendo ciclistas, segundo dados da Sestran.
Por Fernando Klein
