Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
LEVANTAMENTO

Arapongas tem menor índice de mortes violentas entre as cidades do PR

De janeiro a dezembro de 2023, cidade registrou 4 ocorrências de natureza grave, sendo 3 homicídios dolosos e uma lesão corporal seguida de morte

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas tem menor índice de mortes violentas entre as cidades do PR
AutorDesde 2017, Arapongas conta com o Plano Municipal de Segurança Pública, ação conjunta que une ações estratégicas das Forças de Segurança - Foto: Divulgação

Divulgado por meio da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), o relatório anual estatístico criminal de 2023 - que mostra dados referentes aos crimes que resultaram em mortes violentas intencionais - aponta que Arapongas, no Norte do Estado, está em posição de destaque entre os municípios com baixos índices, tanto entre as principais cidades do Paraná como também proporcionalmente a cada 100 mil habitantes por município (ranking geral).

-LEIA MAIS: Filho deixa pai inconsciente ao defender mãe de agressão em Arapongas

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme os números, de janeiro a dezembro do ano passado Arapongas registrou quatro dessas ocorrências de natureza grave, sendo três homicídios dolosos/feminicídio e uma lesão corporal com resultado de morte. A lista incluiu ainda crimes como latrocínio (roubo seguido de morte) em que o município não registrou nenhuma ocorrência no período.

O secretário municipal da Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, afirma que os baixos índices representam a efetividade da gestão em segurança pública, fortalecida também através da integração entre as Forças de Segurança. “Se pegarmos as principais cidades do Paraná e fizermos uma média, Arapongas está no topo com menor registro, com índice de 3,03 – taxa a cada 100 mil habitantes proporcionalmente”, salientou.

1º SEMESTRE 2024

publicidade

Dados positivos também em relação ao primeiro semestre de 2024. Conforme os dados apresentados através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), as principais reduções – em comparativo com o mesmo período de 2023, são em relação às ocorrências de furto geral, com 623 registros em 2023, e 554 em 2024 (diminuição de 11%) e ocorrências de roubo em geral - 63 em 2023 e 41 em 2024 (redução de 35%). As ocorrências relacionadas ao crime de homicídio também seguiram em baixa – com um homicídio registrado no 1º semestre de 2023 e um no mesmo período deste ano.

PLANO

Desde 2017, Arapongas conta com o Plano Municipal de Segurança Pública, ação conjunta que une ações estratégicas das Forças de Segurança – Guarda Municipal (GMA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e Poder Judiciário, propondo as diretrizes da segurança e planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline