Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
LEVANTAMENTO

Arapongas registra média de 5 adoções por ano desde 2020

Dados foram divulgados nesta segunda-feira (26) em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas registra média de 5 adoções por ano desde 2020
AutorForam mais de 3,5 mil adoções concretizadas no Paraná nos últimos anos - Foto: reprodução/pixabay

Desde 2020, o município de Arapongas, no norte do Paraná, registrou um total de 25 adoções, uma média de cinco por ano. No Paraná foram mais de 3,5 mil crianças e adolescentes adotados nos últimos seis anos, conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26) em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio.

'"A adoção e a oportunidade de uma criança e um adolescente poder viver em um ambiente familiar , acolhedor e afetuoso, o que é fundamental para o seu desenvolvimento. A adoção transforma vidas", ressalta Fernanda Freire Figueira, psicóloga da Vara de Infância e Juventude de Arapongas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Governo do Paraná propõe reajuste de 11,31% para os professores

Segundo a psicóloga, o número de adoções concretizadas em Arapongas é considerado positivo e no momento há 34 famílias habilitadas para adotar. Contudo, ainda há um importante caminho a ser percorrido, visto que a adoção é permeada de muitos estigmas e preconceitos.

"Há preconceito em relação a origem da criança, ideia de que filhos adotados podem dar problemas, que o processo de adoção é muito burocrático e demorado, dizendo que a justiça não funciona", aponta.

publicidade

"É preciso compreender a adoção como uma chance de construir laços, fortalecer famílias e oferecer um futuro de oportunidades. Além disso, a adoção é uma via legitima de se tornar pai e mãe, e também uma via da criança ou adolescente se tornar filho. Para tanto, o processo de adoção deve ser realizado com responsabilidade, respeito e amor, sempre priorizando o bem-estar da criança", enfatiza.

No Paraná são quase 600 crianças e adolescentes que vivem em abrigos esperando a oportunidade de encontrar uma família, sendo a maioria na faixa etária dos 6 a 17 anos.

No último domingo (25), o Brasil comemorou o Dia Nacional da Adoção, e nesta semana a comarca de Arapongas promove o I Encontro de Habilitados a Adoção: o processo de espera para adoção e a partilha de experiências de famílias que já adotaram”.

publicidade

"A adoção é uma maneira legítima de construir família. Realiza o desejo de adultos que querem ser pais e mães, assim como realiza o desejo de crianças e adolescentes serem filhos", enfatiza a psicóloga Juliana Bortolo Sanchez, da Vara de Infância e Juventude de Arapongas.

Para quem pensa em adotar, a orientação é buscar a Vara da Infância e Juventude da cidade em que reside para receber as informações sobre o processo e documentação necessária, mas, especialmente, é preciso estar preparado para oferecer um ambiente acolhedor e seguro para a criança e/ou adolescente, pois se trata de um laço para toda a vida.


publicidade




publicidade




publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline