Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
TRÂNSITO

Arapongas quer regulamentar uso de patinetes elétricos na cidade

Projeto de lei é de autoria da Prefeitura Municipal e deve ser encaminhado à Câmara ainda nesta semana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas quer regulamentar uso de patinetes elétricos na cidade
Autor Foto: Prefeitura Municipal de Arapongas

O prefeito de Arapongas (PR), Rafael Cita, vai encaminhar à Câmara Municipal, ainda nesta semana, um projeto de lei que visa regulamentar a circulação e as regras de segurança relacionadas aos patinetes elétricos.

“A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) tem notado um grande aumento no número de acidentes envolvendo esse tipo de equipamento”, destaca o titular da pasta, Paulo Argati. “Temos notado também que a maioria das pessoas que utilizam esse meio de locomoção não respeita as regras básicas de trânsito, avançando o sinal vermelho, transitando na contramão de direção, em cima de calçadas e em praças públicas”, pontua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Especialista ensina técnicas para se proteger e evitar ataques de cães

Conforme o texto da lei, o patinete elétrico é "considerado veículo de mobilidade individual autopropelido, com duas ou mais rodas e motor elétrico integrado". Segundo o projeto, ele poderá transitar em ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, vias com velocidade máxima permitida de até 40 km/h, sendo que o limite máximo de velocidade será de 6 km/h. Destaca-se ainda que não é permitido transportar passageiro, nem trafegar em vias de trânsito rápido ou rodovias.

“Esta lei será baseada na resolução 966 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2023, que dispõe sobre o trânsito, em via pública, de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos”, alerta o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, segundo Argati, “o município fará algumas alterações quanto à circulação e regras de segurança. O uso de capacete, por exemplo, será obrigatório, podendo ser utilizado o modelo ciclista. Também será proibido o menor de 16 anos circular com esse tipo de equipamento em vias públicas. Além disso, é proibido o uso de fone de ouvido quando em circulação, além do trânsito em vias rápidas e rodovias, bem como outros requisitos básicos”, destaca.

A fiscalização ficará a cargo da Guarda Municipal de Arapongas, e a penalidade vai desde a advertência, passando pela multa e apreensão do equipamento. “Em caso de menor de idade ser o infrator, essa multa poderá ir para o pai ou responsável”, comenta o secretário.

Rafael Cita reforça: "decidimos propor a lei para que as pessoas fiquem mais atentas ainda às regras e se cuidem para termos um trânsito mais seguro para todos", ressalta o prefeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline