MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA

Arapongas participa de Curso de Introdução à Agrofloresta

O curso possui relação com o Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino

Da Redação

·
Arapongas participa de Curso de Introdução à Agrofloresta
Icone Camera Foto por Prefeitura Municipal de Arapongas
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2022, 15:32:22 Editado em 03.05.2022, 15:32:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (03), a Prefeitura de Arapongas divulgou que, no último final de semana, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram do Curso de Introdução à Agrofloresta, na Fazenda Terra Planta, em Sabáudia.

continua após publicidade

A ação foi ministrada pelo responsável Eduardo Carriça e a Bióloga Gabriela Scolari, e contou com a presença da coordenadora de Projetos Rosangela Alvarenga Morassutti e das professoras Amarilei Claudineia Calisti e Giselly Valente, idealizadoras do projeto Horta do Futuro.

“O curso nos proporcionou o estudo das sementes, raízes, mudas, os espaços de cultivos de diversas espécies, técnicas de plantio e combinações de cultivos. Foram três dias de muito aprendizado entre teoria e a prática”, disse Morassutti.Ela acrescentou que a experiência proporcionou também várias ideias a serem desenvolvidas nas aulas de Robótica.

continua após publicidade

"O Curso proporcionou novas possibilidades e estaremos desenvolvendo ainda mais a criatividade e habilidades dos nossos alunos. Agradecemos o apoio do nosso prefeito vice-prefeito, Jair Milani e também do secretário de Educação, professor Peta”, finalizou a coordenadora.


Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia

continua após publicidade

O objetivo do projeto é conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco também no ensino de robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas.

O projeto será introduzido primeiramente nas escolas municipais Presidente Getúlio Vargas, na Vila Sampaio, e Nereide de Souza Camargo, no Centauro. Na primeira etapa, será abordado em sala de aula, na disciplina de Robótica, o conteúdo “Projeto Trator de Arado”, para reconhecer a importância da agricultura na vida das pessoas e de que forma a tecnologia contribui para a produção agrícola. Nesse conteúdo, será sugerido aos alunos que a implantação de uma hora em que eles sejam produtores vai permitir que vivenciem as etapas do plantio ao cultivo de hortaliças.

O projeto detalha a seguir outras nove etapas, com o passo a passo até a implantação da horta, o cultivo e o encaminhamento para a cozinha da escola, onde a colheita poderá servir de complemento para a merenda ou em receitas apresentadas pelos próprios alunos.

continua após publicidade

Segundo as professoras, uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta como problemática. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores.


Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Arapongas participa de Curso de Introdução à Agrofloresta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!