Arapongas multa em R$ 85 mil responsáveis por incêndio em área rural
Multa foi aplicada por ocorrência em área de mata ciliar na região da Estrada da Aliança
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos Municipais (SEASPMA), autuou, na última semana, em R$ 85.912,28, o proprietário de uma área rural e o lenheiro responsável pela supressão irregular de árvores na Estrada da Aliança.
-LEIA MAIS: Resgate de animais silvestres cresce 22% este ano em Arapongas
A fiscalização, após solicitação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, ocorreu em razão de um incêndio em área de mata ciliar. Conforme o GDA apurou, o fogo teve início após a queda de uma árvore sobre a rede elétrica durante o corte de eucaliptos no local, provocando queimada e danos significativos à vegetação nativa.
O GDA e a SEASPMA avaliaram a extensão dos impactos ambientais e verificaram a existência de autorizações legais para a supressão das árvores. Após a apuração completa dos fatos, foram constatadas queimadas em mata ciliar e corte de vegetação em área de preservação sem licença ambiental, que resultaram na multa aplicada.
O GDA e a SEASPMA alertam que o uso de fogo a céu aberto é proibido, exceto nas hipóteses legalmente autorizadas, e que ações desse tipo acarretam sérios danos ambientais e podem configurar crime ambiental, conforme a legislação vigente. Qualquer supressão de vegetação exige autorização prévia do órgão ambiental.
Últimas em Arapongas
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline