Arapongas integra o Território Turístico Norte do Paraná. A iniciativa foi implantada nesta sexta-feira, 11, pela Secretaria de Estado do Turismo, durante solenidade em Ibiporã que contou a a presença do secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. O prefeito Rafael Cita foi representado pelo secretário Municipal da Cultura, Lazer e Eventos, Pedro Ziroldo, e a Diretora de Cultura e turismóloga Juscileia Amaral.
A estratégia de territorialização foi lançada em maio sob o título "18 Territórios, Um Só Destino", e a proposta é a expansão do olhar dos gestores sobre os espaços ocupados pelos turistas e a relação com a comunidade local, além da ampliação da mobilidade dos viajantes dentro do destino. Trata-se de um programa que tem o objetivo de promover o envolvimento dos moradores com o lugar onde vivem, despertando o sentimento de cuidado e pertencimento.
LEIA MAIS: Prefeitura de Arapongas promove o Rock no Parque neste fim de semana
A região Norte do Paraná tem as bases firmadas na diversidade e na inovação. Um destino e muitas experiências voltadas para uma demanda cada vez mais complexa e crescente, um novo momento para o desenvolvimento do Turismo regional. Para tanto, a articulação de ações estratégicas e o fortalecimento de uma visão integrada e colaborativa torna-se cada vez mais essencial.
“O Evento de Implementação do Território Turístico Norte do Paraná representa essa jornada conjunta - um caminho promissor de avanços significativos, rumo à construção de um novo tempo. Gestão pública, empreendedorismo e sociedade civil de mãos dadas pelo Turismo”, destaca Ziroldo. “Arapongas tem um grande potencial turístico e a administração quer investir na nossa cidade, a cidade dos pássaros. Temos grande potencial no turismo de negócios, religioso, eventos, cultural, ecoturismo, rural, esportivo. Nos próximos meses estaremos implementando políticas públicas que fomentem e fortaleçam o turismo em Arapongas”, ressalta.
Segundo o secretário do Turismo, “ao compreender que ele pertence a esse território turístico, o cidadão vai pensar no seu desenvolvimento”. Para ele, “é um movimento que faz um percurso inverso, de dentro para fora; ou seja, as demandas dessa população são traduzidas em projetos que, ao chegar no governo estadual, podem se transformar em novas fontes de emprego e renda”.
Paranhos cita, como exemplo da participação efetiva do Estado nos territórios, a criação do Decreto n. º 10.256/2025, que institui a Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico. Essa certificação habilita empreendimentos em áreas públicas ou privadas, com relevância para os Territórios Turísticos, a receber verbas estaduais. O dispositivo permite ao governo estadual injetar recursos públicos em empreendimentos privados a partir de apresentação de propostas por parte de prefeituras ou instituições constituídas.
Essa oficialização dos Territórios Turísticos vai permitir trabalhar a vocação local, formar mão de obra qualificada conforme a especificidade de cada comunidade e promover o turismo sustentável, respeitando a cultura, o meio ambiente e as características territoriais. O diferencial é que essa população apresentará as demandas. É uma ferramenta inovadora que o Estado do Paraná entrega para a população dos destinos turísticos paranaenses, visando impulsionar o desenvolvimento social e econômico.
A Adetunorp (Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná) é coanfitriã do evento que marca o lançamento do Território Turístico da região.
Deixe seu comentário sobre: "Arapongas integra Território do Turismo Norte do Paraná"