Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
IMUNIZAÇÃO

Arapongas inicia vacinação contra VSR para gestantes nesta terça (9)

Município foi contemplado com 360 doses, que estarão disponíveis em todas as salas de vacina e no Centro Integrado da Saúde da Mulher

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Arapongas inicia vacinação contra VSR para gestantes nesta terça (9)
Autor Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) - Foto: Reprodução/Prefeitura de Arapongas

Arapongas inicia nesta terça-feira (09), a imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada a gestantes a partir da 28ª semana, cujo objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos.

📰 LEIA MAIS: Inmet alerta para tempestade de grande perigo em regiões do Paraná

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Inicialmente, o município foi contemplado com 360 doses, que estarão disponíveis em todas as salas de vacina e no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam - Avenida Gaturamo, nº 950 - Jardim Aeroporto). Confira a lista no link.

“Trata-se de uma vacinação muito importante, que vai proteger os bebês contra doenças pulmonares. O VSR é muito frequente em bebês recém-nascidos, e que vai proteger, nos seus primeiros meses de vida, mais de 2 milhões de bebês e que vai prevenir, no Brasil, cerca de 28 mil internações anuais”, destaca o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo Arruda. “Então, é muito importante essa vacina, para reduzir o número de internações e de óbitos em crianças. Convidamos todas as gestantes para irem até uma das salas de vacina ou Cisam para se protegerem e também os bebês”, convoca.

PARANÁ

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) recebeu as primeiras 37.120 doses na última quarta-feira, 03, entregues no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. Para a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, à qual Arapongas pertence, foram 1.174.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O novo imunizante, que foi incorporado ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2025, só estava disponível na rede privada, com um custo médio de R$ 1,6 mil. Dentre os imunizantes disponíveis no Brasil, esta vacina é a mais cara já disponibilizada gratuitamente.

A Sesa enviou as vacinas às 22 Regionais de Saúde, que distribuíram aos municípios de maneira proporcional ao quantitativo recebido do Ministério da Saúde.

“Recebemos esse importante imunizante para as gestantes paranaenses e seus bebês e já providenciamos o envio para todos os municípios do Paraná, a fim de iniciarmos o quanto antes a aplicação da vacina", comentou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. "Seguimos no aguardo do recebimento de novas doses, visto que o Paraná tem uma estimativa de vacinar mais de 138 mil gestantes”, detalhou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Sesa informa que as doses recebidas neste primeiro lote equivalem a 26,8% do total necessário para vacinar as 138.008 gestantes aptas a receber imunizante. A pasta aguarda um novo envio ainda no mês de dezembro, conforme sinalização do Ministério da Saúde.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

DOSE ÚNICA

A vacina é aplicada em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia. A gestante, ao ser imunizada, transfere anticorpos ao feto pela placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar. De acordo com último Informe Epidemiológico de SRAG da Sesa, o VSR é identificado anualmente como um dos vírus mais prevalentes nas amostras testadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR), reforçando a importância da imunização preventiva.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline